Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé

Macaé,  RJ
Rua, Conde de Araruama, 248 – centro,
Telefone: 22 2759-5049
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Horário: 9h - 18h de segunda à sexta-feira
solar-dos-mellos

No Solar desenvolvem-se "atividades culturais com vistas à promoção de uma 'Memória Viva'".

O Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé, ligado à Fundação Macaé de Cultura, abriga a sede da Subsecretaria de Acervo e Patrimônio Histórico – SEMAPH e o Centro de Memória Antonio Alvarez Parada.

O prédio, retrato da memória social, arquitetônica e urbanística típicas do século XIX, foi inteiramente restaurado pela Prefeitura. A área externa anexada para a construção do jardim buscou resgatar a estética original de seu entorno e viabilizar o desenvolvimento de atividades culturais com vistas à promoção de uma "Memória Viva".

Museu da Cidade e Centro de Memória

Originalmente idealizado para sediar o Centro de Memória Antonio Alvarez Parada, no ano de sua inauguração surgiu a idéia de transformá-lo em Museu da Cidade onde, "com um trabalho de museu", pudessem contar a história do solar e de Macaé.

Em 26 de março de 2004 foi criado o Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé cujo acervo, ainda em formação, conta com objetos do final do século XIX e início do XX, em exposição permanente.

O acervo do Centro de Memória Antônio Alvarez Parada é composto por documentos da Administração Municipal, impressos, manuscritos, fotografias e material audiovisual. Uma equipe, à disposição dos interessados, orienta a pesquisa sobre a história e a cultura da região. Os visitantes contam ainda com um terminal de computador onde parte do acervo pode ser acessada através da intranet.

O Solar abriga o Auditório Presidente Washington Luís onde ocorrem palestras, cursos, debates e projeção de vídeos. Há, ainda, sessões de cinema gratuitas, exposições temporárias e o Café Literário, evento cultural que movimenta a cidade toda semana.

Saiba Mais

Historico

Prédio:
Chalé de fundo romântico, construído em 1891. Elevado sobre porão alto apresenta dois corpos de volumetria diferentes. A área social, à frente, maior; a de serviço, atrás, estreita e baixa. Obra do mestre português Manuel Ribeiro Capellão, do carpinteiro Affonso de Souza e do pintor Alfredo de Almeida. Construído a mando do coronel Bento de Araújo Pinheiro, foi, mais tarde, residência da família Mello e pólo cultural. Na restauração, em 2003, o madeiramento do forro da área social, tipo saia-e-camisa, foi tratado e preservado em sua maioria, o da área de serviço, tipo paulista, substituído; o barroteamento de sustentação do piso foi reforçado com pilaretes de concreto; os lambrequins dos beirais foram removidos e refeitos nas mesmas dimensões e nos mesmos detalhes de acabamento.

Instituição:
Em 21 de junho de 1999, por meio do Decreto Nº 042, a Prefeitura Municipal de Macaé desapropria o prédio, já em avançado estado de deteriorização, para nele instalar um “Núcleo Cultural”. Em 26 de março de 2004 foi criado, pela Lei Nº 2.463/2004, o Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé.

Acervo

Constituído por objetos do século XIX e do início do século XX, doados e adquiridos, fazem parte da exposição permanente do museu. Dentre eles, o diário de Cezar Mello com assuntos referentes à cultura, à sociedade, à economia e à política macaense de sua época;

O Centro de Memória possui cerca de dois mil livros e coleções doados como:

  • a Coleção Doutor Mario Fabiano Seixas, importante acervo biblio-iconográfico com ênfase em história e arte;
  • a Coleção Jornalista Luiz Hernesto da qual fazem parte a coleção do jornal “O Rebate, Jornal da Cidade”
  • e os livros “A História da Capitania São Thomé” e “Brasil pela imagem: desenhos e legendas Álvaro Seth da Colônia à República”.

Textos

Governo do Estado do Rio de Janeiro; SEBRAE-RJ et al.
Projeto Inventário de Bens Culturais Imóveis

Desenvolvimento Territorial dos Caminhos Singulares do Estado do Rio de Janeiro - Caminhos do Açúcar.

O roteiro cultural dos Caminhos do Açúcar constituiu-se, juntamente com o ouro, o café e o sal, em tema abordado por este inventário, sendo selecionada como área de estudo, a região Norte-Fluminense que, marcadamente, tem a sua identidade cultural vinculada a história do açúcar
www.sebraerj.com.br/custom/pdf/cam/acucar/00_CaminhoDoAcucar_FULL.pdf

Websites

Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé
Sobre o Chalet dos Mellos
http://br.oocities.com/museumacae/index.html

Serra Macaense
Sobre o prédio do Solar dos Mellos
http://www.serramacaense.com.br/serramacaense/predios/predios.htm

Governo do Estado do Rio de Janeiro; SEBRAE-RJ et al
Projeto de inventário dos bens culturais imóveis.
Desenvolvimento Territorial dos Caminhos singulares do Estado do Rio de Janeiro: fichas de inventário de identificação de bens imóveis . VOL. II: AÇÚCAR. P. 42
http://201.2.114.147/bds/bds.nsf/7A17FD839108AAE18325735C004D6493/$File/NT0003612A.pdf

Macaé Convention & Visitors Bureau
Imagens antigas de Macaé
http://www.macaecvb.com.br/modules.php?name=tunel&imagem=4

Referencias

PARADA, Antonio Alvarez. Cartas da Província. Macaé, RJ: Macaé Offshore, 2006.

FROSSARD, Larissa; GAVINHO, Vilcson.(ORG.) Tonito, Antonio Alvarez Parada: o fio de uma história. Macaé, RJ: Prefeitura de Macaé, 2007.

Imagens e Vídeo


Descrição da Foto ... leia mais

Descrição da Foto ... leia mais

Descrição da Foto ... leia mais

Descrição da Foto ... leia mais

Descrição da Foto ... leia mais
by camp26
icon icon shadow

Mapa e Dicas

1278700492_highway Estrada BR 101; RJ 106; RJ 186
1278696266_bus Viação 1001 – tel. 2762-0472
1278696266_bus Viação Macaense – tel. 2762-1410