A Região

Centro-Sul Fluminense

pag_regioes_centro_sul

Conhecendo a Região

Localizada mais ao sul do Estado, longe do litoral, as motivações de ocupação da região não foram as mesmas do Rio Antigo. A mata densa, povoada por índios, abriu-se, ainda no século XVII.

Os encantos da região Centro Sul Fluminense vão além do clima orgulhosamente apontado como um dos melhores do mundo. As suas circunstâncias históricas estão intimamente ligadas ao percurso de memórias constituído contemporaneamente pelos seus museus e centros culturais.

"Situada no Vale do Paraíba, faz fronteira com o estado de Minas Gerais"

Conhecer a região por meio dessas instituições é ir além da compreensão parcial do passado; trata-se de entender a vontade de memória destas cidades hoje, no chamado Vale do Café.

Situada no Vale do Paraíba, faz fronteira com o estado de Minas Gerais e é subdividida nas microrregiões da Vassouras e de Três Rios ambas cortadas de Oeste para Leste pelo rio Paraíba do Sul.

Atualmente, a região é composta pelos seguintes municípios: Areal, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Sapucaia, Três Rios e Vassouras.