Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

A Região

Serrana

pag-regioes-serrana

Conhecendo a Região

A Região Serrana é uma das cinco microrregiões que formam a mesorregião Metropolitana do Rio de Janeiro, uma das seis mesorregiões do estado. Bastante procurada por seu clima ameno e pela beleza das paisagens da Mata Atlântica e da Serra dos Órgãos. Possui uma área de 1.785,063 km² e sua população foi estimada em 2009 pelo IBGE em 497.768 habitantes. Está dividida em três municípios: Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto e Teresópolis.

No entanto, dentro do conceito político, administrativo e cultural fluminense a microrregião Serrana também faz parte da mesorregião do Centro Fluminense que é formada pelas microrregiões de Nova Friburgo, de Santa Maria Madalena e de Cantagalo-Cordeiro, estas compostas pelos municípios de Bom Jardim, Duas Barras, Nova Friburgo, Sumidouro, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, e Trajano de Morais.

"As notícias mais remotas de ocupação são de meados do século XVIII"

Retrato inconteste do povoamento da região, cujas notícias mais remotas de ocupação são de meados do século XVIII. Há uma história comum entre todas essas cidades, marcada pela ocupação dos índios coroados; pelo desbravamento de suas matas e a abertura de um Caminho Novo para o ouro extraído das Minas Gerais; pela produção de café; pelo encanto despertado na Família Imperial e pela chegada de famílias de imigrantes europeus. Na teia da memória desta região cada município se coloca como protagonista de uma parte desses séculos idos.