A Região 

Metropolitana

pag-regioes-metropolitana

Conhecendo a Região

A Regiao Metropolitana do Rio de Janeiro foi criada em 1974 com a fusão dos Estados do Rio de Janeiro e da Guanabara. Atualmente, a região é composta por 18 municípios Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim,  Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica, Mesquita e Tanguá.

Predomina o clima tropical semi-úmido, com chuvas abundantes no verão, que é muito quente e invernos secos, com temperaturas amenas.

"A Região se constitui  no segundo maior pólo de riqueza nacional"

A Região Metropolitana do Rio de Janeiro, tal como considerada pelo IBGE, ostenta um PIB de aproximadamente R$ 172,563 bilhões, constituindo o segundo maior pólo de riqueza nacional.  Concentra 70% da força econômica do estado e 8,04% de todos osbens e serviços produzidos no país.

O Grande Rio, como é conhecida a Região Metropolitana Fluminense, abriga três cidades de importância turística, Rio de Janeiro, Niterói e Guapimirim, muito conhecidas por suas belezas naturais e a proximidade da vida urbana com a natureza. Outros municípios se destacam na Região, como é o caso de Duque de Caxias (Baixada Fluminense) e os Municípios de Itaboraí e São Gonçalo que entraram na rota de importância para a indústria petrolífera brasileira.