A Região das

Baixadas Litorâneas

pag-regioes-baixadas

Conhecendo a Região

A Costa do Sol, segundo as evidências históricas e arqueológicas, foi habitada por, pelo menos, duas tribos: os tamoio e os goytacá. Os primeiros estavam, sobretudo, na região em que hoje se situa Cabo Frio e, por conseguinte, Arraial do Cabo e Armação de Búzios, já que, estes hoje municípios, eram integrantes de Cabo Frio. Já os goytacá ocupavam as terras mais ao norte, sendo um desses municípios, na Costa do Sol, hoje conhecido como Rio das Ostras. Outras tribos, nômades, transitavam na região, dada a fartura natural das matas e dos rios.

"As regiaõ das Baixadas Litorâneas é também conhecida como 'Costa do Sol' "

Registros apontam que logo em 1504, Américo Vespúcio desembarcou em Cabo Frio com sua expedição, observando ser a região abundante em pau-brasil.Iniciava-se assim um ciclo de exploração da região, que além dos recursos naturais atrativos aos portugueses, destacava-se pela facilidade de atracação de barcos na Baía Formosa.

Aliás, estas condições e vantagens foram aproveitadas não apenas por portugueses, mas também por franceses que exploraram a região, a partir da aliança com índios tamoios. Como consequência, esta área se destacou em importância sob o ponto de vista da estratégia de defesa e potencial econômico e a região em que hoje se encontra a Costa do Sol foi paulatinamente sendo partilhada com a doação de seismarias.

A necessidade de controle sobre essa região, em virtude da entrada e saída de navios, entre outras coisas, e mesmo a necessidade de que se mantivessem sob controle as populações indígenas fez com que sesmarias também fossem concedidas aos jesuítas e a outras ordens religiosas, como veremos mais a diante. Além disso, todas estas questões trouxeram como consequência a fundação do município de Cabo Frio ainda no início do século XVII.

A semelhança do que ocorreu em outras importantes cidades coloniais, grandes parte das terras em que hoje se encontra a Costa do Sol viveu os ciclos econômicos de produção, baseados no latifúndio e na mão de obra escrava, período que também marca a narrativa de memória que a região constrói sobre si.

As belezas naturais fazem com que grande parte desta região viva hoje do turismo e mesmo aí, conforme nosso roteiro há uma preocupação em celebrar a memória deste estilo de vida das cidades litorâneas

Atualmente, a região, que possui uma área de 5.427,9 km2, conta com uma população de 266.501 habitantes. É composta por 13 Municípios, são eles: Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Maricá, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim.