A Região

Norte Fluminense

pag-regioes-norte-noroeste

Conhecendo a Região

A Região Norte Fluminense é uma das seis mesorregiões do estado do Rio de Janeiro. É formada pela união de nove municípios agrupados em duas microrregiões: Campos dos Goytacazes e Macaé.

Região com maior PIB per capita do estado em razão à exploração de petróleo na Bacia de Campos, o que faz com que a cidade de Campos dos Goytacazes confirme sua vocação histórico-cultural como a capital econômica e política do Norte Fluminense. A microrregião de Macaé apresenta forte potencial turístico e economia igualmente alavancada pela indústria do petróleo.

"Região com maior PIB per capita do estado em razão à exploração de petróleo na Bacia de Campos"

A agricultura desenvolveu-se bem na Região Norte Fluminense devido aos elementos naturais da sua geografia, com planície de grande extensão e terreno plano. Conhecida pelas grandes plantações de cana-de-açúcar no passado, hoje, embora este número tenha decrescido bastante, o município de Campos dos Goytacazes ainda é o maior produtor de cana-de-açúcar do Estado.

Os outros municípios: Cardoso Moreira, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Carapebus, Conceição de Macabu e Quissamã ligam-se, sobretudo, à criação de gado e às atividades agrícolas para atender a indústria.

Dentre os bons resultados obtidos a partir da associação de interesses pela preservação patrimonial e o turismo ecológico, histórico e cultural na região podemos citar a criação do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba; a restauração e da antiga Fazenda Quissamã, transformada no Museu Casa Quissamã, e do complexo arquitetônico da fazenda Machadinha, cujos remanescentes dos antigos escravos que ali vivem até hoje sendo reconhecidos como uma comunidade quilombola; a preservação do Fado de Quissamã; a restauração do Solar do Colégio e da Casa de Olavo Cardoso em Campos dos Goytacazes e do Solar dos Melo em Macaé.