Atenção, abrir em uma nova janela. PDF

Cartografando os Museus do Rio

"Memória, Cultura, Transformação Social e Desenvolvimento Sustentável:
Panorama Museal do Estado do Rio de Janeiro".

 Este  é o título do projeto de pesquisa realizado durante três anos com apoio da Faperj e cujos primeiros resultados são aqui apresentados.

O objetivo consiste em documentar e pesquisar museus do Estado do Rio de Janeiro, seus agentes, suas narrativas relacionando-os com a história e a memória locais e regionais.

 

mapa_home

Patrimônio Histórico e Cultural e Cidadania

Partimos do pressuposto de que a valorização do patrimônio histórico e cultural é resultado da preocupação com o investimento em educação, cultura, e fortalecimento de auto-estima dos diversos setores da população. Ela integra iniciativas da sociedade civil e de políticas públicas que se voltem para a construção da cidadania paralelamente aos investimentos econômicos, compreendendo a íntima relação entre esses aspectos.

Museus e Desenvolvimento no Estado

Contemporaneamente, os museus constituem instrumentos de transformação social e desenvolvimento sustentável, devido a seu papel na preservação da memória e na difusão da cultura (local, nacional e universal), e também por suas múltiplas interfaces no âmbito da sociedade.

Verificamos no Estado do Rio de Janeiro a potencialidade dos museus como estratégias econômicas, políticas e sociais de desenvolvimento e auto-sustentabilidade.

Mais de 200 museus

Temos no Rio de Janeiro mais de 200 museus, dos quais cerca de uma centena estão localizados na capital, e os demais, em 92 municípios.

Todas estas potencialidades que os museus representam para o desenvolvimento sócio-econômico, a inclusão social, a construção de identidades locais e regionais capazes de integrar os cidadãos a processos produtivos combatendo diferentes formas de violência estão na base do funcionamento perene das instituições museais, ainda pouco estudadas em nosso estado.

O presente trabalho  visa contribuir nesta direção, trazendo ainda informações sobre preciosos acervos que contam também aspectos  da história do Estado do Rio de Janeiro e de passagens da História do Brasil.

O presente projeto articula-se com os dados e a experiência de pesquisa do “cadastro nacional de museus” Sistema Brasileiro de Museus/IBRAM  - www.museus.gov.br