Etnografia dos Percursos

Partindo das oito regiões econômicas do Estado do Rio de Janeiro, elaboramos roteiros de visita aos museus procurando observar as conexões e interligações entre os museus e os municípios onde estão situados.

campus

Focalizar a relação dos museus com a vida social

A prioridade consiste em focalizar a relação dos museus com a vida social: os diferentes significados destas instituições para os agentes sociais. A cultura, a memória e os museus de cada região são previamente pesquisados pela equipe do projeto. São convidados professores e pesquisadores para sugerir percursos e roteiros específicos de visitação para sublinhar as conexões e relações dos museus com o entorno, seja do ponto de vista histórico, seja do ponto de vista da memória social dos moradores, seja do ponto de vista ambiental e artístico, ficando a critério dos convidados sugerir e guiar a equipe no roteiro proposto.

Imprimir um olhar singular para os museus

O ponto de vista do “narrador” será sublinhado neste caso. Não se trata de roteiros de visita visando englobar “todos” os museus existentes nas regiões pesquisadas. Trata-se sim de uma proposta conceitual de percurso e visitação cujos nexos e sentidos são evidenciados pelos narradores no encontro com a paisagem, a história, a memória, a cultura, os museus.

Assumimos portanto o ponto de vista benjaminiano (Walter Benjamin) onde os nexos e as conexões de memória vão se explicitando a partir das viagens entre vestígios, fragmentos e ruínas cujos sentidos não são aparentes. São os narradores que fazem falar os objetos (leia-se museus, ruínas, fragmentos de memória, acervos) ao instigá-los, inquiri-los, dialogar com eles. Procuramos nestas viagens encontrar interlocutores privilegiados (historiadores locais, cronistas, escritores, artistas) buscando imprimir um olhar singular para os museus, a cultura e a memória de cada roteiro de visitação.

Todo o material está sendo documentado em vídeo e fotografia visando subsidiar três produtos: um livro, filmes de 12 minutos para cada roteiro, um site. A concepção conceitual do livro, a direção dos filmes e a concepção do site estão a cargo da equipe do projeto, notadamente dos professores envolvidos que tem como tarefa orientar os bolsistas de Mestrado, Doutorado e de Iniciação Científica envolvidos. 

Equipe e  Profissionais

Adicionalmente, foram contratados profissionais externos nas áreas em que a UNIRIO não dispõe de formação, notadamente Geografia, Comunicação, Informática, Fotografia, Filmagem, Edição e Montagem em Vídeo Digital, Programação Visual, Webdesign. Estes profissionais foram acolhidos dentro do espírito da equipe compartilhando as informações e contribuindo para o caráter de ensino, pesquisa e extensão impresso no projeto.

Os bolsistas e os profissionais contratados desenvolvem sub-projetos sendo autores de partes específicas dos mesmos, ficando a responsabilidade e a autoria do produto final a cargo da coordenação geral.

Realização:

unirio
Produtora
Associada:

imagine
Instituições
Parceiras:
ibram
Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura do Rio de JaneiroProjeto realizado com o patrocínio do Governo do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura – Edital Mídia Digital 2011
Apoios:
faperj Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico