Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Museu de Arqueologia de Itaipu

Niterói, RJ
Praia de Itaipu, s/nº  Itaipu
Telefone: (021) 3701-2966
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Horário: De 3ª a 6ª, das 10h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. Visitas orientadas: 2ª a 6ª, das 9h às 17h
museu_itaipu

"... cercado pelo mar, montanha e a duna Grande, o museu situa-se numa região belíssima..."

O Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI) funciona nas ruínas do antigo Recolhimento de Mulheres de Santa Teresa na região oceânica de Niterói, cercado pelo mar, montanha e a duna Grande. Itaipu é uma região belíssima, com vista para a cidade do Rio de Janeiro e rodeada pela exuberância do Parque Estadual da Serra da Tiririca.

A sala de exposição funciona na antiga capela do Recolhimento. Um espaço pequeno, mas com uma museografia adaptada para contar em apenas 30 m² cerca de 8.000 mil anos de história da região

Museu e Comunidade

O Museu de Arqueologia de Itaipu foi criado a partir da aclamação da comunidade de pescadores local ainda em meados do século XX. Estes reconhecem a importância do prédio histórico e não resistem ao processo de tombamento, sendo agentes de valorização do patrimônio.

O MAI se situa no complexo do Parque Estadual da Serra da Tiririca, ao lado da colônia de pescadores e em frente a uma das praias mais visitadas na região. A ação antrópica traz impactos algumas vezes negativos para a região, motivando o Museu a criar ações educativas de cunho socioambiental e de apropriação do espaço pela comunidade.

Saiba Mais

Historico

Prédio

O Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI) foi criado em 1975 nas ruínas do Recolhimento de Mulheres de Santa Teresa construído em meados do século XVIII. As paredes do prédio são produzidas a partir de uma técnica indígena que mistura conchas dos sambaquis, pedras e óleo de baleia. A galeria de exposição funciona na antiga capela do Recolhimento.

Instituição

O MAI é uma instituição federal vinculada ao Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Surge a partir da motivação da própria comunidade de pescadores que pede o tombamento do prédio ainda nos anos 1940, processo que é concluído em 1955.

Acervo

  • Achados do antigo Recolhimento de Mulheres,
  • Achados arqueológicos de Hildo de Mello Ribeiro,
  • Coleção de Blocos-Testemunhos retirados da pesquisa de salvamento de Camboinhas e canoa de Jequitibá utilizada pela comunidade.

Textos

Museu de Arqueologia de Itaipu
Itaipu.pdf

Websites

IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus
www.museus.gov.br/ibram/pag/revista_detalhe.asp?cn=2

Referencias

RIBEIRO, Diego Lemos. A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO EM AÇÃO: Um estudo sobre os fluxos de Informação no Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI) . Niterói: UFF, 2007. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2007.

SPHAN. Arqueologia: Reaberto o Museu de Itaipu, em Niterói (RJ) in boletim datado de novembro/dezembro de 1982.

NAJJAR, Rosana P. M. Museu Arqueológico de itaipu: uma experiência de preservação. Comunicação apresentada no 40 ciclo de palestras sobre Técnicas de Conservação do Patrimônio Cultural, Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, setembro de 1997. 

Imagens e Vídeo


Descrição da Foto ... leia mais

Descrição da Foto ... leia mais

Descrição da Foto ... leia mais

Descrição da Foto ... leia mais

Descrição da Foto ... leia mais
by camp26
icon icon shadow

Mapa e Dicas

1278700492_highway Ponte Rio-Niterói
1278700492_highwayEstrada da Cachoeira, RJ 106
1278696266_bus Viação 1001
1278696266_bus Viação Pendotiba
1278696266_bus Viação Nossa Senhora do Amparo
1278696110_restaurant Panela Furada, Bar do Jorginho