Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Percurso

Colonização, Império
e República:
Museus na Região Serrana

coroa
icon icon shadow

O Percurso

Seguimos para a Regiao Serrana, conhecida pelo clima ameno e a exuberância das matas. Visitamos a cidade de Petrópolis muito reconhecida pelo seu passado ligado ao Império. A arquitetura da cidade nos chamou a atenção.

Conhecemos a Casa do Colono, construída por colonos alemães em 1847, cujo alicerce é de pedra bruta e as paredes são de pau-a-pique. As ruas do quarteirão têm nomes que se referenciam aos colonos alemães.

De lá, seguimos para o Museu Imperial, importante símbolo da cidade e um dos museus mais visitados do Brasil. O museu trata da vida imperial e desse passado cheio de símbolos reais, coroas, roupas, pinturas, louças, prataria.

14bis

"o Museu Imperial, importante símbolo da cidade, é um dos museus mais visitados do Brasil."

Depois fomos para o Palácio Rio Negro, construído em 1889, ano da proclamação da República. O Barão do Rio Negro deixou o palácio por motivos desconhecidos. A casa ficou fechada até 1903 quando o presidente Deodoro da Fonseca transferiu momentaneamente a capital da província para Petrópolis.

Por último, visitamos a Casa de Santos Dumont “na Rua do Encanto, no Morro do Encanto e, por este motivo Santos Dumont chamou a casa de Encantada”. Trata-se da única residência que Santos Dumont teve no Brasil.

Museus Incluídos
no Percursorosa_lista