Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Percurso

Telas, monumentos e
paisagens: percursos
na Região Metropolitana
para além do Rio capital

canoa
icon icon shadow

O Percurso

Para visitar os museus desta região, há que se pensar em pelo menos dois percursos: um que privilegie os museus da cidade de Niterói e arredores e outro que conduza aos museus de Duque de Caxias.

Percurso 1: Niterói e arredores

Um dos pontos altos é o município de Niterói. Lá, há uma grande concentração de museus, certamente pelo fato de ter sido, durante décadas, a capital do antigo estado do Rio de Janeiro. Partindo do Rio, nosso percurso tem início ao cruzarmos a ponte em direção a Niterói, cuja vista da Baía de Guanabara é deslumbrante, com destaques na paisagem para navios ancorados no porto, a bela Ilha Fiscal e os contornos dos morros sobressaindo no horizonte.

Em Niterói há uma grande concentração de museus, certamente pelo fato de ter sido, durante décadas, a capital do antigo estado do Rio de Janeiro

Na região do Ingá, há uma concentração interessante de museus e casas históricas. O mais importante é sem dúvida o Museu do Ingá, grande palacete que serviu de sede de governo até 1975, nos anos em que Niterói foi capital do estado, e que, hoje, abriga um importante acervo de arte, além de laboratórios e oficinas de gravura e educação artística.

Um pouco adiante, está o Museu Antonio Parreiras, que funcionou como casa e ateliê deste que foi um dos mais bem-sucedidos pintores do início do século XX. Tanto a casa quanto o ateliê conservam ainda as marcas de seu proprietário, inspirando o visitante a exercitar a imaginação e remontar aos velhos tempos em que a casa respirava arte e criação. Seu acervo de pinturas é precioso, guardando as principais obras de Parreiras. Algumas são monumentais, como a tela exposta em seu ateliê. Outras, em menor tamanho, focalizam temas ligados à natureza ou associados à experiência criativa do próprio pintor, que é autorretratado em diferentes fases da vida, sempre pintando ao ar livre, sua maior paixão.

Bem próximo dali, está o Solar do Jambeiro, edificação arrojada que serviu de residência a grandes empresários e apresenta em sua fachada expressivo acervo de azulejos de padrão do Brasil. Em seu entorno, um jardim bucólico nos acolhe e nos permite um pequeno momento de contemplação e descanso.

mac_niteroi

Quase em frente ao Solar, está o Museu Municipal Janete Costa, que abriga a coleção pessoal desta arquiteta que dedicou parte de sua vida a preservar a arte popular brasileira.

Prosseguindo até o bairro da Boa Viagem, na região central, a visita ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, faz-se obrigatória. O museu é o cartão-postal e símbolo do município. O prédio é em si mesmo uma obra de arte e foi concebido para que o visitante desfrutasse de uma comunhão íntima com a beleza da visão da Baía de Guanabara interligando Niterói e Rio de Janeiro.

Subir a rampa que dá acesso às exposições permanentes e temporárias constitui rara experiência de fruição, preparando o visitante para conhecer diferentes sensações provocadas pelo que há de melhor na arte contemporânea brasileira e internacional. Ao adentrar o prédio, deixamo- nos afetar pelas características do espaço criado pela genialidade de Niemeyer, um misto de monumentalidade e simplicidade.

A vegetação do Parque Estadual da Serra da Tiririca surpreende pela exuberância

Beirando o litoral, indo em direção à Região Oceânica, encontra-se Itaipu. A vegetação do Parque Estadual da Serra da Tiririca surpreende pela exuberância. O Parque, a Praia de Itaipu, o Morro das Andorinhas e a Duna Grande formam um conjunto paisagístico de rara beleza. Chama também nossa atenção uma comunidade indígena guarani que habita o entorno. É nesse cenário que se localiza o Museu de Arqueologia de Itaipu. O prédio é bem simples e ainda tem o aspecto de ruína do antigo recolhimento de mulheres que lá funcionou. O museu, que pertence ao conjunto de museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), é impecável em sua proposta de apresentar os vestígios arqueológicos do entorno, descobertas de sambaquis, referências de povos que lá viveram há milhares de anos, muito antes da chegada dos portugueses.

Percurso 2: Duque de Caxias

Comecemos pelo Museu Vivo do São Bento. A partir do mapeamento de referências históricas no município, um grupo de professores, interessados na história da região, criou esse “museu de território”, convidando o visitante a conhecer o núcleo inicial de ocupação do atual município de Duque de Caxias.

A antiga fazenda pertenceu, no século XVI, à Ordem Beneditina,  que foi responsável pelo processo de colonização do Vale do Rio Iguaçu

O percurso tem início com as ruínas de uma antiga fazenda que pertenceu, no século XVI, à Ordem Beneditina, a Fazenda de São Bento, e que foi responsável pelo processo de colonização do Vale do Rio Iguaçu. Dessa fazenda, há ainda vestígios da casa grande, construída já no século XVIII. A capela, tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), passa por processo de restauração.

 

Ainda em Caixas, algumas experiências museológicas importantes chamam a atenção, como o Museu Ciência e Vida, um projeto realizado e em plena expansão da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). O museu foi concebido para promover a aprendizagem pela experimentação e a interatividade, estimulando futuras vocações científicas. Trata-se também do primeiro planetário digital da Baixada Fluminense, com cúpula fixa, com capacidade para 68 pessoas, onde o céu e todas as suas possibilidades podem ser exploradas.

Por fim, percorrer os museus da Região Metropolitana vai nos levando a um bom encontro com uma diversidade de manifestações culturais e de referências históricas.

Vídeos

Museus Incluídos
no Percursorosa_lista

oliveira_viana_biblioteca
Casa de Oliveira Vianna - Niterói, RJ
saiba+
museu_itaipu
Museu de Arqueologia de Itaipu - Niterói, RJ
saiba+
museu_inga
Museu do Ingá - Niterói, RJ
saiba+
solar_do_jambeiro
Solar do Jambeiro - Niterói, RJ
saiba+
antoniop
Museu Antônio Parreiras - Niterói, RJ
saiba+
mac
Museu de Arte Contemporânea de Niterói - Niterói, RJ
saiba+
oliveira_viana_biblioteca
Museu Vivo de São Bento – Museu de Percurso - Duque de Caxias, RJ
saiba+