Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Dom, 11 de Agosto de 2013 11:13

7ª Primavera dos Museus terá como tema “Museus, Memória e Cultura Afro” 

A 7ª Primavera dos Museus, temporada de eventos que acontecerá este ano entre 23 e 29 de setembro para comemorar a chegada da Primavera, terá como tema Museus, Memória e Cultura Afro. Exposições, seminários, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e dança, mesas-redondas, visitas guiadas e exibições de filmes são alguns exemplos de atividades que podem ser promovidas pelas instituições participantes. Como nas edições anteriores, será divulgado guia com a programação completa.

Ampliação do olhar – O tema deste ano traz para os museus o desafio de reverberar as contribuições da África para a sociedade brasileira e disseminar conhecimento e reflexão crítica sobre a realidade afrodescendente no país, contribuindo para a ampliação de olhares e a superação de preconceitos e discriminações raciais.

Realizada desde 2007, a Primavera dos Museus é resultado de uma ação conjunta entre o Ibram e instituições museológicas de todo o país. Em sua última edição, a ação envolveu mais de 800 museus e centros culturais, que promoveram cerca de 2.400 eventos.

A Primavera dos Museus acontece sempre no início da primavera, em setembro, e segue os mesmos moldes da Semana de Museus. O propósito é mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concertação de suas programações em torno de um mesmo tema. 

Dúvidas sobre a Primavera dos Museus podem ser tiradas pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e pelos telefones (61) 3521.4135 e (61) 3521.4122.

Fonte: IBRAM/MinC

   

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Seg, 26 de Agosto de 2013 19:24

Cadastro Nacional de Museus está disponível novamente para consulta online 

Após suspensão temporária do serviço, já está disponível ao público a base de dados online do Cadastro Nacional de Museus do Ibram/MinC, instrumento do Sistema Brasileiro de Museus, que tem por objetivo conhecer e integrar os museus brasileiros por meio da coleta, registro e disseminação de informações sobre o setor.

A ferramenta permite a busca de museus por nome, unidade da federação (UF), município, natureza administrativa e tipologia de acervo. Possibilita ainda identificar a quantidade de museus por UF e região, podendo ser utilizada por profissionais de museus, gestores, pesquisadores e público em geral.

Com base nas informações do Cadastro Nacional de Museus, lançado em 2006, sabe-se hoje que o Brasil possui mais de 3.200 instituições museológicas. A base de dados é atualizada de forma permanente e subsidia a produção de publicações como Museus em Números e Guia dos Museus Brasileiros.

Para cadastrar ou atualizar dados de um museu é necessário preencher um questionário e enviar para o endereço eletrônico Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Os links para acesso aos questionários se encontram no endereço: http://www.museus.gov.br/mais-informacoes/

fonte: IBRAM/MinC

   
Realização:

unirio
Produtora
Associada:

imagine
Instituições
Parceiras:
ibram
Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura do Rio de JaneiroProjeto realizado com o patrocínio do Governo do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura – Edital Mídia Digital 2011
Apoios:
faperj Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico