Museus da Região Norte-Fluminense

Rua Conde de Araruama, 248 – centro
museumacae@yahoo.com.br
Horário: De 2ª a 6ª, das 9h às 18h

"[...] pesquisa, preservação e divulgação da memória da cidade [...]"

O Museu da cidade de Macaé visa à pesquisa, preservação e divulgação da memória da cidade com base em seu acervo e no desenvolvimento de atividades culturais com vistas à promoção de uma “Memória Viva”.

Vinculado à Fundação Macaé de Cultura o museu está sediado em um prédio conhecido como Solar dos Mellos, retrato da memória social, arquitetônica e urbanística típicas do século XIX. O Solar também abriga a sede da Subsecretaria de Acervo e Patrimônio Histórico – SEMAPH e o Centro de Memória Antonio Alvarez Parada.

Museu da Cidade e Centro de Memória

Inteiramente reformado pela prefeitura em 2004, o Solar dos Mellos conta com uma exposição permanente que narra um pouco da história da cidade e de seus moradores. Alguns objetos expostos integram o acervo do museu, ainda em formação.

O acervo do Centro de Memória Antônio Alvarez Parada é composto por documentos da Administração Municipal, impressos, manuscritos, fotografias e material audiovisual. Uma equipe, à disposição dos interessados, orienta a pesquisa sobre a história e a cultura da região. Os visitantes contam ainda com um terminal de computador onde parte do acervo pode ser acessada através da intranet.

No Auditório Presidente Washington ocorre palestras, cursos, debates e projeção de vídeos. Há, ainda, sessões de cinema gratuitas, exposições temporárias e o Café Literário, evento cultural que movimenta a cidade toda semana.

Chalé de fundo romântico, construído em 1891. Elevado sobre porão alto apresenta dois corpos de volumetria diferentes. A área social, à frente, maior; a de serviço, atrás, estreita e baixa. Obra do mestre português Manuel Ribeiro Capellão, do carpinteiro Affonso de Souza e do pintor Alfredo de Almeida. Construído a mando do coronel Bento de Araújo Pinheiro, foi, mais tarde, residência da família Mello e pólo cultural. Na restauração, em 2003, o madeiramento do forro da área social, tipo saia-e-camisa, foi tratado e preservado em sua maioria, o da área de serviço, tipo paulista, substituído; o barroteamento de sustentação do piso foi reforçado com pilaretes de concreto; os lambrequins dos beirais foram removidos e refeitos nas mesmas dimensões e nos mesmos detalhes de acabamento.

Em 21 de junho de 1999, por meio do Decreto Nº 042, a Prefeitura Municipal de Macaé desapropria o prédio, já em avançado estado de deteriorização, para nele instalar um “Núcleo Cultural”. Em 26 de março de 2004 foi criado, pela Lei Nº 2.463/2004, o Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé.

Constituído por objetos do século XIX e do início do século XX, doados e adquiridos, fazem parte da exposição permanente do museu. Dentre eles, o diário de Cezar Mello com assuntos referentes à cultura, à sociedade, à economia e à política macaense de sua época.

O Centro de Memória possui cerca de dois mil livros e coleções doados como:

• a Coleção Doutor Mario Fabiano Seixas, importante acervo biblio-iconográfico com ênfase em história e arte;
  • a Coleção Jornalista Luiz Hernesto da qual fazem parte a coleção do jornal “O Rebate, Jornal da Cidade”;
  • e os livros “A História da Capitania São Thomé” e “Brasil pela imagem: desenhos e legendas Álvaro Seth da Colônia à República”.
Governo do Estado do Rio de Janeiro; SEBRAE-RJ et al.
www.sebraerj.com.br/custom/pdf/cam/acucar/00_CaminhoDoAcucar_FULL.pdf

Projeto Inventário de Bens Culturais Imóveis

Desenvolvimento Territorial dos Caminhos Singulares do Estado do Rio de Janeiro - Caminhos do Açúcar.

O roteiro cultural dos Caminhos do Açúcar constituiu-se, juntamente com o ouro, o café e o sal, em tema abordado por este inventário, sendo selecionada como área de estudo, a região Norte-Fluminense que, marcadamente, tem a sua identidade cultural vinculada a história do açúcar.

Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé

Sobre o Chalet dos Mellos.

Serra Macaense
www.serramacaense.com.br/serramacaense/predios/predios.htm

Sobre o prédio do Solar dos Mellos.

Governo do Estado do Rio de Janeiro; SEBRAE-RJ et al

Projeto de inventário dos bens culturais imóveis

Desenvolvimento Territorial dos Caminhos singulares do Estado do Rio de Janeiro: fichas de inventário de identificação de bens imóveis . VOL. II: AÇÚCAR. P. 42.

Macaé Convention & Visitors Bureau
www.macaecvb.com.br/modules.php?name=tunel&imagem=4

Imagens antigas de Macaé.

PARADA, Antonio Alvarez. Cartas da Província. Macaé, RJ: Macaé Offshore, 2006.

FROSSARD, Larissa; GAVINHO, Vilcson (ORG.). Tonito, Antonio Alvarez Parada: o fio de uma história. Macaé, RJ: Prefeitura de Macaé, 2007.

Última modificação em Quinta, 03 Junho 2021 20:17