Museus da Região Norte-Fluminense

Museu Olavo Cardoso

Campos dos Goytacazes, RJ
Av. Sete de Setembro, nº 222.
Horário: 3ª a 6ª das 8h às 17h. Sábado, domingo e feriado das 14h às 18h.

"[...] espacialidades e ambientações [...] modos e costumes de uma época."

O Museu Olavo Cardoso é um misto de museu-casa e de museu da cidade. Instalado na antiga residência de Olavo Cardoso, proeminente usineiro e filantropo campista.

Além de perpetuar a memória de seu patrono, preserva e divulga a memória da própria cidade de Campos dos Goytacazes.

O acervo ligado à família Cardoso dá alma à residência cujas espacialidades e ambientações nos falam sobre os modos e costumes de uma época.

A história da cidade nos é contada pela exposição permanente composta pelo acervo em comodato proveniente do Museu de Campos dos Goytacazes.

Educação e Pesquisa

O Museu Olavo Cardoso atua dando suporte à pesquisa e à educação patrimonial com vistas ao fortalecimento da identidade do cidadão. Volta-se, sobretudo, ao atendimento de alunos de escolas públicas.

Além da exposição permanente e as exposições temporárias, abriga o Projeto "Museu itinerante" pelo qual leva às escolas exposições com temas ligados às datas comemorativas da cidade ou do país.

O "Projeto Terças no Museu" oferece palestras com temas voltados à memória local.

A casa, com doze cômodos, é uma construção do final do século XIX com face para a rua, porão e jardins. O salão principal serve de ante-sala para os quarto e a sala de jantar.

A restauração foi feita com base num amplo trabalho de pesquisa de modo que o visitante tenha uma clara idéia de como a casa funcionava em seu dia-a-dia. Houve também investimento em projetos de iluminação da fachada.

O museu está vinculado à Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), da Prefeitura de Campos.

Inaugurado no dia 6 de agosto de 2006, é um ato de última vontade de seu patrono que a registrou em testamento: transformar sua residência em museu após a morte de sua última herdeira.

Acervo Museológico

• Mobiliário, serviço de mesa e objetos pessoais de Olavo Cardoso e família;
  • Gabinete presidencial com mobiliário e livros da coleção pessoal do campista e Presidente da República Nilo Procópio Peçanha, doado à Biblioteca Municipal que leva seu nome;
  • Vestígios arqueológicos oriundos das escavações realizadas no sítio do Caju RJ-MP-08, nos anos de 1989/91;
  • Iconografias que fazia parte do acervo da Secretaria Municipal de Obras, anexado ao Museu de Campos em 1990;
  • A tela "A Partida dos Voluntários da Pátria" de Clovis Arrault, uma tela de Ary Parreiras, de 1944;
  • Objetos pertencentes à extinta Leopoldina Railway.
Governo do Estado do Rio de Janeiro; SEBRAE-RJ et al.
www.operaprima.com.br/pdfs/Museu_Campos_Pesquisa.pdf

Informações e imagens do acervo oriundo do antigo Solar do Visconde de Araruama que funcionou como Prefeitura, Câmara Municipal, Biblioteca e, por último, como o Museu de Campos.

Museu Virtual de Campos dos Goytacazes

Imagens antigas de campos dos Goytacazes.

Governo do Estado do Rio de Janeiro; SEBRAE-RJ et al.
www.sebraerj.com.br/custom/pdf/cam/acucar/00_CaminhoDoAcucar_FULL.pdf

Projeto Inventário de Bens Culturais. Imóveis Desenvolvimento Territorial dos Caminhos Singulares do Estado do Rio de Janeiro - Caminhos do Açúcar

O roteiro cultural dos Caminhos do Açúcar constituiu-se, juntamente com o ouro, o café e o sal, em tema abordado por este inventário, sendo selecionada como área de estudo, a região Norte-Fluminense que, marcadamente, tem a sua identidade cultural vinculada a história do açúcar.

FEYDIT, J. Subsídios para a história dos Campos dos Goytacazes. Rio de Janeiro: Editora Esquilo Ltda, 1979.

Última modificação em Quinta, 03 Junho 2021 20:16