Museus da Capital

Rio de Janeiro, RJ
Av. Infante Dom Henrique, 75 - Glória
ce.mnmsgm@hotmail.com
Horário: Terça a domingo, das 9h às 17h. Visitas mediadas para grupos de até 40 pessoas, mediante agendamento.
"[...] homenagem à memória dos 467 soldados brasileiros mortos em combate durante a Segunda Guerra Mundial, na Itália."

O Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial faz parte do conjunto paisagístico do Parque Brigadeiro Eduardo Gomes – Parque do Flamengo - ambos tombados pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico Artístico Nacional - IPHAN, em 28 de julho de 1965.

O Monumento aos Pracinhas presta homenagem à memória dos 467 soldados brasileiros mortos em combate durante a Segunda Guerra Mundial, na Itália.

Em 1960, seus restos mortais foram transladados da Itália para o Brasil e depositados no mausoléu construído no subsolo do monumento.

Todo primeiro domingo do mês de junho, agosto e outubro tem lugar a cerimônia da troca de guarda entre as três forças armadas: Exército, Marinha e Aeronáutica.

Espaço expositivo

No expaço expositivo encontram-se alguns dos objetos usados pelos pracinhas nas operações de guerra, assim como o relato da campanha da FEB na Europa e os aspectos da vida e da luta no mar.

O Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, inaugurado em 05 de agosto de 1960, foi idealizado pelo Marechal João Baptista Mascarenhas de Moraes, Comandante da Força Expedicionária Brasileira.

O projeto arquitetônico de autoria de Marcos Konder Netto e Hélio Ribas Marinho desenvolve-se em três planos de modo a integrar o monumento à paisagem da Baía da Guanabara, apresentando uma escadaria e plataforma sobre a qual se encontram um portal monumental, uma escultura de metal, homenageia à Força Aérea Brasileira (FAB), de autoria de Júlio Catelli Filho e um conjunto escultórico de granito, homenagem aos pracinhas, de autoria de Alfredo Ceschiatti e o espaço cultural. No subsolo, o Mausoléu com os jazigos dos 468 soldados brasileiros mortos nos campos de batalha da Itália.

Há ainda um painel de azulejos, homenagem aos civis e militares mortos no mar, de autoria de Anísio Medeiros.Há ainda um painel de azulejos, homenagem aos civis e militares mortos no mar, de autoria de Anísio Medeiros.

Todo o complexo do monumento ocupa uma área de 6.850m² integrada, hoje, o Parque Brigadeiro Eduardo Gomes – Parque do Flamengo - criado com o aterro de uma larga faixa do litoral da Baía de Guanabara, realizado no início dos 60, com material proveniente do desmonte do Morro de Santo Antônio.

Com uma área de 1.200.000 m², estende-se do Aeroporto Santos Dumont até o Morro da Viúva e o início da praia de Botafogo. Foram construídas duas pistas diretas de ligação do centro da cidade à zona sul e toda a superfície restante foi transformada em área de lazer e de esporte.

Os projetos de urbanização, das edificações e dos equipamentos são de autoria do arquiteto Afonso Eduardo Reidy e o paisagismo de autoria de Roberto Burle Marx.

O Monumento aos Mortos da II Guerra Mundial, criado antes do Parque do Flamengo, também foi incluído no tombamento deste.

O Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial é uma organização militar subordinada à Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército – DPHCEx.

O acervo exposto é composto por fotografias, troféus e armas da campanha militar, objetos utilizados pelos pracinhas e artefatos da Segunda Guerra Mundial.

O Monumento Nacional aos Mortos da II Guerra Mundial
Site da instituição

Arquivo Noronha Santos - IPHAN
Fundo IPHAN - série Tombamento - Livros de Tombo

O Arquivo Noronha Santos  está subordinado ao Departamento de Identificação e Documentação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN e tem a atribuição da guarda e da preservação da documentação de valor permanente produzida no âmbito do IPHAN, especialmente as Superintendências Regionais e os setores técnicos ligados à administração central.

Última modificação em Segunda, 07 Junho 2021 11:58