Museu da Força Expedicionária Brasileira

Rua das Marrecas, 35 - Centro
Telefone: (21) 2262-3609 FAX: (21) 2532-1933
anvfeb@uol.com.br
Horário: Terça- feira e Quinta-feira /13h às 17h.
"[...] rememorar, divulgar e perpetuar a história da Força Expedicionário Brasileira [...]"

O Museu da Força Expedicionária Brasileira, localizado na sede da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira – ANVFEB, tem como missão rememorar, divulgar e perpetuar a história da Força Expedicionária Brasileira e do 1º Grupo de Caça da Força Aérea Brasileira - FAB durante sua participação na II Guerra Mundial.

O museu vem cumprido seus objetivos por meio de iniciativas e projetos que abrangem a realização de palestras e a assistência social aos veteranos e seus familiares.

Doação dos veteranos

O acervo do museu é constituído por objetos utilizados durante a Segunda Guerra Mundial, em sua maioria, doados pelos próprios veteranos.

A sede da ANFEB disponibiliza ao visitante uma Biblioteca especializada em temas referentes à Força Expedicionária.

O Museu da Força Expedicionária Brasileira ocupa o primeiro andar do prédio sede da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira - ANVFEB.

O Museu da Força Expedicionária Brasileira faz parte da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira - ANVFEB, entidade civil de direito privado, jurisdição nacional e sem fins lucrativos, fundada em 16 de julho de 1963.

Acervo Museológico:

Armamentos individuais e acessórios; apetrechos pesados e acessórios; munição; equipamentos de comunicações; indumentária e acessórios militar; insígnias e distintivos militares; condecorações militares; alimentação, higiene e saúde.

Acervo Arquivístico:

Documentos relacionados à Campanha da FEB na Itália; documentos confiscados das tropas alemãs feitas prisioneiras; periódicos de campanha e artigos sobre a FEB publicados em todos os jornais da época; mapoteca com cartas topográficas das regiões de combate.

Portal da Força Expedicionária Brasileira
Site da instituição

BRAGA, Rubem. Com a FEB na Itália: crônicas. Rio de Janeiro: Zélio Valverde, 1945.

LOPES, José Machado. 100 vezes responde a FEB. Rio de Janeiro, Polar, 1986.

MACHADO, Joaquim Araújo. Eu Vi o Front. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1953.

RIGONI, Carmem Lúcia. Monumentos Brasileiros na Itália: honra e glória aos veteranos da FEB. [S.l.]: O autor, 2005.

SANTOS, Francisco Ruas. Fontes para a História da FEB: ensaio. Rio de Janeiro: Polar, 1986.

Última modificação em Segunda, 07 Junho 2021 11:39