Museus da Região Baixadas Litorâneas

Rodovia RJ-124 km 27. Aurora. - CEP: 28907-012
museu@araruama.rj.gov.br
Horário:

"[...] a instituição cumpre a função de ser um polo disseminador das descobertas arqueológicas da região [...]"

Mais do que um Museu de arqueologia, a instituição cumpre a função de ser um pólo disseminador das descobertas arqueológicas da região da Costa do Sol e também da cultura apreendida a partir destas pesquisas.

A exposição se divide entre a história de seu próprio prédio, de sua construção, de parede tão ricamente ornada – ainda que por pintor desconhecido – e a própria tipologia do Museu, enquanto expoente da arqueologia da região e do Brasil.

Simone, nossa guia, nos conta que há grande visitação do Museu, tanto por pesquisadores e alunos, como por turistas que visitam a região.

Museu, cultura e escola

Ao sairmos do prédio tivemos a real dimensão desta área, pois se avistam um enorme e belo jardim gramado e uma escola.

Depois de perguntarmos, Simone nos explica que todas as instituições são integradas, compondo o Complexo Cultural e Educacional Leonel de Moura Brizola, que além do Museu e da Escola, tem ainda uma Capela. Toda essa estrutura é pertencente à Prefeitura de Araruama.

Fica evidenciado que existe, na prática, uma disseminação do conhecimento produzido pelo Museu e pelos sítios arqueológicos ali no ambiente da escola, dado que aspectos da cultura guarani passaram a fazer parte do currículo da escola.

A casa que abriga o Museu, construída em 1862, é a sede de uma fazenda cujo principal ganho vinha do tráfico de escravos após 1850, quando o comércio internacional de escravos foi proibido.

O Museu foi fundado em 19 de abril de 2006.

• Exemplares de vestígios arqueológicos de três povos que habitaram a região da Costa do Sol: os sambaquis, os goytacá e os tupinambá;
  • A parte de cima da casa se destina à memória do próprio prédio.
Prefeitura de Araruama
www.araruama.rj.gov.br

VASCONCELLOS, Sylvio Lamas de. Apontamentos sobre Araruama. Araruama: Álvaro Pereira Editores, 1998.

Última modificação em Quinta, 03 Junho 2021 20:20