Museus da Região Baixadas Litorâneas

Museu de Arqueologia Sambaqui da Tarioba

Rio das Ostras, RJ
Rua Bento Costa Jr., 70 – Centro,
Horários: De segunda a sexta-feira as 09h30, 10h30, 11h30, 13h, 14h, 15h, 16h e 17h.  Aos sábados as 13h, 14h, 15h, 16h e 17h. Visitação em grupo deve ser agendada.

"Um dos poucos museus de arqueologia 'in situ' do Brasil, ou seja, o material exposto permanece da forma em que foi encontrado."

É um dos poucos museus de arqueologia “in situ” do Brasil, ou seja, o material que está exposto permanece da forma como foi encontrado. O Sítio Arqueológico foi mapeado em 1967 por pesquisadores do Instituto de Arqueologia Brasileira que realizavam o Programa Litoral Fluminense, no âmbito do projeto maior denominado Programa Nacional de Pesquisas Arqueológicas (PRONAPA) patrocinado pelo Smithsonian Institution e realizado com autorização e apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Posteriormente, foram realizadas escavações no local e encontradas vinte e uma ossadas da quais quatro estão expostas. Estas ossadas eram de indivíduos de grupos sambaquieiros que ocuparam a região do litoral fluminense há mais de 7.000 anos atrás.

O Sambaqui como Unidade Social

A unidade social representada pelos sambaquis pode ser identificada através da caracterização de um “sítio”, espaço diferenciado que, pelo seu volume, destaca-se na paisagem.

No sambaqui, ocorre a associação espacial de três importantes domínios da vida cotidiana: o espaço da moradia, o local dos mortos e o de acumulação de restos faunísticos relacionados com a dieta de seus construtores.

O sambaqui era um lugar particular, resultado da concentração de material orgânico que certamente tinha implicações no desenrolar do dia-a-dia. Estes “sítios” constituem um lugar peculiar, construído principalmente com conchas de moluscos e apresentando condições especiais no que se refere a textura, relevo e odores.

O Museu Sambaqui da Tarioba apresenta instigante material com vestígios da mais remota ocupação populacional que se tem notícia na região. Trata-se de acervo importante para pesquisas sobre a relação do homem com o território fluminense.

O museu divide o espaço com a Casa de Cultura Bento da Costa Júnior também sediada no local.

O objetivo do museu é apresentar a cultura do homem sambaquiano que habitou a região de Rio das Ostras há cerca de 5500 anos enfocando sua distribuição espacial, suas características biológicas e o método de trabalho adotado pelos arqueólogos na pesquisa de campo.

O Museu consiste em exposições permanentes, tais como o Sítio arqueológico com peças catalogadas por época, origem e denominação pelo IAB (Instituto de Arqueologia Brasileira), em reconstituição da pré-história da região, além de maquetes, peças e artefatos expostos em vitrines, mapas e reconstituições.

Na área escavada, são encontrados restos de esqueletos e exposição de objetos de adorno, ostras gigantes, conchas, pedras (batedores e quebra-coquinhos), que caracterizam a ocupação de uma antiga civilização estimada entre 4 mil e 2 mil anos.

Relações entre Memória, História e o Museu de Arqueologia Sambaqui da Tarioba: Diálogos Possíveis

Renata Almeida

Onde Quando
ondequando.com/local

Guia 4 rodas – Viaje aqui
viajeaqui.abril.com.br/guia4rodas/sitio-arqueologico-sambaqui-da-tarioba/rio-das-ostras/atracoes

Rio das Ostras.net
www.riodasostras.net

Prefeitura de Rio das Ostras

FONSECA Jr, Eduardo. Sambaquis e quilombolas nas terras fluminenses. 1.ed. Rio das Ostras: Gráfica e Policromia Iriry, 2004.

GUEDES, Mariah. Gestão Cultural no Município de Rio das Ostras: Breve análise da atuação da Fundação Rio das Ostras de Cultura. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal Fluminense. Rio das Ostras: Mimeo, 2009.

LIMA, Maria da Glória d’Almeida. Pérola entre o rio e o mar: História de Rio das Ostras. 3.ed. Rio das Ostras: Poema, 1998.

TRINDADE, Denise Chamum. Arqueologia e Memória: O caso da musealização do Sambaqui da Tarioba. 3.ed. Rio das Ostras: Fundação Rio das Ostras de Cultura: Gráfica Iriri, 2004.

Última modificação em Segunda, 13 Novembro 2023 17:07