Museus da Região Costa Verde

Largo de Santa Rita, s/nº - Igreja de Santa Rita Centro Histórico
Telefone: (24) 3371-8328 | (24) 3371-8751
8srpar@terra.com.br
Horário: Momentaneamente fechado para visitação devido às obras de restauração na Igreja de Santa Rita, com previsão de abertura do espaço expositivo em 2014.
"Apesar de musealizados, alguns objetos retomam seus status e usos originários ligados às práticas e tradições religiosas ao serem devolvidos às irmandades que os carregam nas procissões [...]"

O Museu de Arte Sacra de Paraty está sediado na Igreja de Santa Rita construída em 1722, bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, em 1962.

O museu reúne um acervo proveniente das irmandades religiosas e das igrejas de Nossa Senhora dos Remédios, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora das Dores, além dos Passos da Paixão e capelas da zona rural.

Além da guarda e conservação das coleções, o museu promove a pesquisa e a divulgação do testemunho histórico, cultural e religioso da comunidade paratiense.

Destaques da Coleção

Nas coleções de imaginária e de prataria dos séculos XVII, XVIII e XIX destacam-se as imagens da padroeira de Paraty, Nossa Senhora dos Remédios e o Grupo da Sagrada Família, com rara iconografia de Nossa Senhora da Expectação; as alfaias expostas em caixa-forte – vitrine; as coroas e os cetros usados nos cortejos das festas do Divino Espírito Santo e de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e a custódia que conduz o Santíssimo Sacramento na procissão de Corpus Christi.

Apesar de musealizados, esses objetos retomam seus status e usos originários ligados às práticas e tradições religiosas ao serem devolvidos às irmandades que os carregam nas procissões em dias festivos pela cidade.

Mais antiga edificação religiosa da cidade, a igreja de Santa Rita teve sua construção iniciada em 1722 pelos homens pardos libertos, com a ajuda dos devotos brancos, passando a pertencer à Irmandade da Gloriosa Santa Rita. Abrigou também as Irmandades de N.S.ª do Carmo e N.S.ª da Conceição, cujas imagens encontram-se nos altares laterais.

Construção em pedra e cal, com planta em nave única e varanda lateral ligando a sacristia ao campanário, aberta para um pátio interno onde se localiza o Poço de Santa Rita, ladeado pelo antigo cemitério. A fachada apresenta frontão em curva, três janelas com sacadas de ferro e porta principal maciça com molduras em relevo, típicas do século XVIII. O campanário tem molduras superiores simplificadas, acentuando o aspecto arcaico do seu terminal. O interior apresenta tribunas trabalhadas em renda de madeira, altar-mor com colunatas em volutas, portas em madeira esculpida, o antigo mobiliário, lanternas em cobre e lavabos em cantaria.

O Museu de Arte Sacra foi instituído em 1973, sendo aberto a visitação pública em 1977. Abriga coleções de arte sacra dos séculos XVII, XVIII e XIX pertencentes, em sua maioria, às Irmandades Religiosas de Paraty.

O acervo é composto por peças datáveis dos séculos XVIII, XIX e XX, importante testemunho documental das antigas Irmandades Religiosas de Paraty que atuaram nos templos religiosos da cidade. Hoje integrados ao acervo do Museu, participam anualmente das cerimônias que integram o Patrimônio Imaterial da cidade, realizadas pela comunidade paratiense.

Projeto de inventário de bens culturais imóveis caminhos singulares do Estado do Rio de Janeiro – Caminho do Ouro
www.sebraerj.com.br/custom/pdf/cam/ouro/00_CaminhoDoOuro_FULL.pdf

História Viva
www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens...

Patrimônio Histórico: Igreja de Santa Rita, em Paraty.

Site do IPHAN
www.iphan.gov.br/ans.net/verimagemI.asp?Cod=1658&Cont=1&Max=0

Imagem da Igreja de Santa Rita em 1966.

MELLO, Diuner. Paraty: roteiro do visitante. Paraty: 2002.

SOUZA, Marina de Mello. Parati: a cidade e as festas. Rio de Janeiro: UFRJ, 1994.

Última modificação em Quinta, 03 Junho 2021 20:13