Museus da Região Médio Paraíba

Conservatória - Valença, RJ
MUSEU FECHADO: ver dicas
Telefone: Casa de Cultura: (24) 2438-0060
Horário: Parte do acervo disponível na Casa de Cultura: Rua Monsenhor Paschoal Librelotto, 307 - Centro.
"[...] Conservatória, celebrada como a 'Vila de Ruas Sonoras'."

O Museu da Seresta e da Serenata situava-se, até o ano de 2009, na cidade de Conservatória, celebrada como a “Vila de Ruas Sonoras”.

Hoje o museu está fechado e parte de seu acervo foi transferida para Casa da Cultura, outra permanece organizada em uma sala onde se dá o encontro para a Seresta que antecede a Serenata, nas noites de sexta e sábado.

A história da formação desse museu e da tradição seresteira do lugar teve início com a ação de uns poucos amantes saudosos das músicas e dos ídolos de suas juventudes.

Em torno do antigo museu, idealizado pelos irmãos José Borges de Freitas Neto, o Zé Borges, e Joubert de Freitas, nasceu o projeto “Em Toda Casa uma Canção” cujo objetivo era homenagear e preservar a memória de compositores e cantores que lançaram seus sucessos entre as décadas de 1930 e 1960.

Serenata de Conservatória, patrimônio vivo

Afixadas nas fachadas das casas, pequenas plaquinhas trazem os nomes das músicas preferidas por seus moradores, marcando o percurso dos seresteiros que param, cantando-as em sua saudação e à memória do cancioneiro popular.

Se o museu da Seresta e da Serenata fechou suas portas, parte de seu importante acervo continua acessível nas ruas de Conservatória, na voz desses que são os guardiões da memória seresteira brasileira e dos inúmeros turistas que lá acorrem em busca das canções e das lembranças de toda uma vida.

Além do acervo material sob a guarda da Casa de Cultura, a memória das músicas, a seresta e a serenata feita pelas ruas da cidade.

Museu da Seresta e da Serenata
www.seresteiros.com.br/museu.htm

RUI, Afonso. Boêmios e seresteiros do passado. Salvador: Livraria Progresso Editora, 1954.

TINHORÃO, J. R. História social da música popular brasileira. São Paulo: Editora 34, 1998.

Última modificação em Quinta, 03 Junho 2021 20:11