Museus da Região Metropolitana

Mirante da Boa Viagem, s/nº
macadministracao@gmail.com
Horário: 3ª a domingo, das 10h às 18h
"[...] mundialmente reconhecido pelo arrojo e audácia de sua forma, nascida da simplicidade da imagem de uma flor de lótus, símbolo da criação para os egípcios. "

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, projetado pelo arquiteto Oscar Niemayer, abriga desde sua inauguração, em setembro de 1996, a coleção João Sattamini e demais coleções que integram seu acervo.

Seu projeto, no entanto, sobrepõe-se às funções do museu, tornando-se símbolo contemporâneo da cidade de Niterói, orgulho de seus moradores, mundialmente reconhecido pelo arrojo e audácia de sua forma, nascida da simplicidade da imagem de uma flor de lótus, símbolo da criação para os egípcios.

Arquitetura e paisagem, uma sedução ao olhar

De frente para a Baía de Guanabara, sobre um mirante com vista para a orla de Niterói e da cidade do Rio de Janeiro, uma grande rampa circular de concreto vermelho leva o visitante ao pavimento superior num percurso no qual o olhar dialoga com a arquitetura e a paisagem.

O salão hexagonal de exposições é circundado pela grande varanda envidraçada que ora se abre para a paisagem, ora traz a paisagem para o interior do espaço do museu, exercício próprio às artísticas linguagens contemporâneas.

Baseado na “exploração da percepção e da revelação de níveis de significados construídos através da experiência junto ao objeto e aos procedimentos artísticos contemporâneos”, o MAC abriga vários programas como a visita mediada para grupos e orientada para público espontâneo; o Programa pedagógico para professores e estudantes de cursos de licenciatura; contação de história e seminários.

Projetado pelo arquiteto por Oscar Niemayer, o prédio sem cantos, uma flor de lótus que emerge do Mirante da Boa Viagem é marca reconhecida por todos aqueles que visitam Niterói.

O prédio foi inaugurado em 2 de setembro de 1996 para abrigar a coleção de João Sattamini de arte contemporânea brasileira.
É ligado à Fundação de Artes de Niterói, um órgão da Secretaria de Cultura do Município de Niterói.

• Coleção João Sattamini de arte contemporânea brasileira
  • Doações feita por alguns artistas.
Museu de Arte Contemporânea de Niterói
www.macniteroi.com.br

SOARES DE AZEVEDO, Marlice Nazareth.; CAVALCANTE, André Luiz Muniz e SAMPAIO DA COSTA, Milena. Niterói: uma cidade em busca de um símbolo. In: DO AMARAL E SILVA, Gilcéia e ASSEN DE OLIVEIRA, Lisete (org.) Simpósio A Arquitetura da Cidade nas Américas. Diálogos contemporâneos entre o local e o global. Florianópolis: PGAU-Cidade/ UFSC, 2006. CD-ROM, ISBN: 978-85-99773-02-4

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA. Bens tombados no município de Niterói. DEPAC: Prefeitura Municipal de Niterói, Niterói, RJ, junho de 1998.

Última modificação em Quinta, 03 Junho 2021 20:05