Museus da Região Metropolitana

Museu Vivo do São Bento

Duque de Caxias, RJ
Rua Benjamin Rocha Júnior S/N bairro de São Bento – 2° distrito Duque de Caxias, RJ - CEP: 25045-002
centroreferencia.historia@gmail.com
Horário:
"As ruínas de uma antiga fazenda dão lugar a um Museu de Percurso."

As ruínas de uma antiga fazenda dão lugar a um Museu de Percurso. A fazenda mais antiga de Duque de Caxias surgiu em 1591 com a compra de parte das terras de Cristóvão Mosteiro pelo Mosteiro de São Bento e a doação feita pela mulher do antigo dono. A fazenda iniciou o processo de colonização do Vale do Rio Iguaçu.

A Casa Grande foi construída anexa à capela entre 1754 e 1757, sendo um local para abrigar padres para descanso ou fora do sacerdócio. A atividade econômica da Fazenda baseava-se na produção de farinha e fabricação de tijolos. Em 1921, o terreno foi desapropriado para sediar uma colônia agrícola.

Sítio arqueológico

Atualmente, a antiga Fazenda sofre um processo de ruínas. O Museu Vivo do São Bento conta com um complexo que abriga a fazenda e a capela São Bento, sítio arqueológico que guarda a presença do homem pré-cabralino (grupo de indígenas brasileiros) aos vestígios da presença humana no tempo presente, como sambaquis, tupinambás, ocupação lusitana, resistência quilombola e novas ocupações. Além disso, a região conta com a primeira APA da Baixada Fluminense.

A Fazenda surge em 1591 com a compra de parte das terras de Cristóvão Mosteiro pelo Mosteiro de São Bento e a doação feita pela mulher.

O IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) já reconheceu a área como patrimônio material de Duque de Caxias e do Estado do Rio de Janeiro em 10 de junho de 1957.

• Casa do Administrador;
  • Antiga tulha de Fazenda São Bento;
  • Antigo prédio da Renascer;
  • Sambaquis;
  • Casa do Colono;
  • Novo São Bento.
Museu Vivo do São Bento
www.museuvivodosaobento.com.br

PRADO, W. História social da Baixada Fluminense: das sesmarias a foros de cidade. Rio de Janeiro: Ecomuseu Fluminense, 2000.

ALVES, José Cláudio Souza. Dos barões ao extermínio: uma historia de violência na Baixada Fluminense. Duque de Caxias. RJ: APPH, Clio, 2003.

Última modificação em Quinta, 03 Junho 2021 20:04