Academia Brasileira de Literatura de Cordel

Rua Leopoldo Fróes, 37 - Santa Teresa
Telefone: (21) 2232-4801 – 2221-1077
ablc@ablc.com.br
Horário: Diariamente das 9 às 19 horas.
"[...] referência para estudiosos e curiosos sobre o tema."

A Academia Brasileira de Literatura de Cordel tem como missão valorizar e preservar a memória da literatura de cordel, propiciando a reflexão e a formação de novos leitores.

Nascida da iniciativa de três cordelistas, é uma referência para estudiosos e curiosos sobre o tema. Seu corpo acadêmico é formado por quarenta cadeiras de membros efetivos.

Parte de seu acervo, originário do antigo Centro de Cultura São Saruê, centro de cultura nordestina, é constituído por cerca de treze mil folhetos e mil e trezentos títulos de temática da cultura popular, literatura de cordel, cultura nordestina e sertaneja.

Em 2009, a academia solicitou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional - IPHAN, a inscrição no Registro dos Livros dos Saberes da Literatura de Cordel como bem Imaterial do Brasil. O processo de instrução do Registro da Literatura de Cordel está em andamento.

A peleja em busca de uma sede

As primeiras reuniões do trio de cordelistas aconteceram em uma sala cedida. Vencido o prazo de cessão, as reuniões da ABLC passaram a acontecer em bares, restaurantes e lanchonetes.

Após a conquista de uma sede própria, em 1990, o espaço tem servido para as reuniões de seus membros, exposição e consulta do acervo.

Em 2011, a ABCL ganhou o edital lançado pela Superintendência de Museus da Secretaria de Estado do Rio de Janeiro para “Modernização e Preservação de Museus e Centros de Memória”. Um ano depois, a academia foi reconhecida como Centro de Memória.

A Academia Brasileira de Literatura de Cordel ocupa dois andares de um pequeno prédio no bairro de Santa Teresa.

O prédio é fruto da doação feita pelo General Humberto Pelegrino, em 1990. No local funcionava a Casa de Cultura São Saruê, museu de cultura popular e de tradições nordestinas.

A Academia Brasileira de Literatura de Cordel, fundada em 1988, é uma organização da sociedade civil e de natureza cultural sem finalidade lucrativa.

O acervo é composto por:

- 13 mil folhetos;

- 1300 exemplares de livros com temática da Cultura Popular, Literatura de Cordel, Cultura Nordestina e sertaneja;

- Matrizes de xilogravuras que compõem o acervo de tacos;

- Xilografias originais que compõem o acervo de gravuras;

- Objetos representativos do processo de produção da literatura de cordel: máquina de prelo manual, arquivo de tipologias, máquina de escrever, três violas, peças de indumentárias do sertão.

Academia Brasileira de Literatura de Cordel
Site da instituição

Santa Tereza Criativa
Site do SEBRAE - RJ