Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB Rio de Janeiro

Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
Telefone: (21) 3808-2020
ccbbrio@bb.com.br
Horário: 4ª a 2ª, das 9h às 21h.
fonte: CCBB
"[...] Além do Arquivo Histórico e Memória, o CCBB abriga espaços destinados a atividades culturais diversificadas, como as exposições permanentes 'O Banco do Brasil e Sua História [...] e a 'Galeria de Valores [...]"

Espaço expositivo, fórum de debates e palco multimídia, o CCBB tem sido um polo de referência em atividades culturais no centro da cidade do Rio de Janeiro.

Desde sua inauguração, em 1989, vem afirmando a vocação institucional para a valorização e preservação do Patrimônio que remonta à formação da antiga Biblioteca do Branco do Brasil, em 1931, assim como à aquisição da primeira coleção de moedas e cédulas brasileiras, em 1936.

Além do Arquivo Histórico e Memória, o CCBB abriga espaços destinados a atividades culturais diversificadas, como as exposições permanentes “O Banco do Brasil e Sua História”, que trata da história da instituição e, em paralelo, aborda o desenvolvimento econômico e financeiro do País, e a “Galeria de Valores”, que conta a história da moeda no Brasil e no mundo, com cerca de duas peças do acervo numismático do Banco do Brasil, composto de cerca de 38.000 peças.

CCBB Educativo

O programa é desenvolvido de forma a atender um público diversificado – estudantes, educadores, famílias, pessoas da terceira idade e pessoas portadoras de necessidades especiais – por meio de visita mediada, laboratório de ações criativas definido pela instituição como um “espaço de experimentação e construção” de novas leituras do mundo e dos modos de sentir através das artes e de tantas outras possibilidades propiciadas pelas mostras em cartaz.

O prédio do CCBB do Rio de Janeiro teve sua pedra fundamental lançada em 1880. Eclético, apresenta elementos próprios ao Neoclassicismo, Art Decó e Art Noveau.

O projeto arquitetônico é de autoria de Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, arquiteto da Casa Imperial, fundador da Sociedade Propagadora das Belas-Artes e do Liceu de Artes e Ofício e autor de inúmeros outros projetos na cidade como o do prédio dos Correios, do Instituto Benjamin Constant, da Igreja Matriz de Botafogo e do portal do Cemitério São João Batista.

Em 1906 o prédio do atual CCBB foi inaugurado como sede da Associação Comercial, em sua rotunda funcionava o pregão da Bolsa de Fundos Públicos.

Na década de 20, reformado, passou a ser a sede do Banco do Brasil e, a partir de 1960, de suas agências.

Graças ao valor simbólico e arquitetônico do prédio, o Banco do Brasil decidiu transformá-lo em um centro cultural.

O CCBB é uma instituição vinculada ao Banco do Brasil, instituição financeira estatal brasileira de economia mista com participação da União brasileira em 68,7% das ações.

Desde a inauguração de seu primeiro centro cultural na cidade do Rio de Janeiro, em 12 de outubro de 1989, o Banco do Brasil tem investido na área cultural, patrocinando projetos realizados nos três centros culturais localizados no país: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e, brevemente, em Belo Horizonte, criados com o propósito de tornar-se referência na área, espaços de excelência e pontos de atração dos mais diferentes públicos.

Acervo Museológico

Reúne peças ligadas a história da instituição, que preservam a memória do desenvolvimento econômico do país. Possui também um acervo de numismática com mais de 2.000 peças.

Acervo Arquivístico

O Arquivo Histórico do Banco do Brasil e Memória CCBB disponibiliza consultas ao acervo documental que conta a história do Banco do Brasil e a sua participação na formação econômico-financeira do país e consultas aos registros impressos e gravados em áudio e vídeo de eventos realizados pelo CCBB RJ.

Funciona de terça a sexta, das 10h às 19h - 6º andar - Tel.: (21) 3808-2353

Horário limite para leitura de documentos: 18h45.

Acervo Bibliográfico

A biblioteca reúne mais de 125 mil exemplares informatizados, atualizado e periodicamente higienizado por uma equipe da APAE - São Gonçalo.

O espaço é composto por um salão de leitura para 100 pessoas, três salas para a coleção geral, uma sala de referências com enciclopédias e dicionários, uma sala de literatura infantojuvenil com mais de 2 mil títulos, uma sala de multimídia, além das salas especiais: Salas de Edições Especiais e Obras Raras, Sala Mozart de Araújo e a Sala José Guilherme Merquior.

O acervo da biblioteca encontra-se digitalizado e disponível para consulta pela internet, através do site do Banco do Brasil.

Banco do Brasil – CCBB RJ
Site institucional