Centro Cultural do Movimento Escoteiro - CCME

Rua Primeiro de Março, 112 - Térreo
ccme@ccme.org.br
Horário: Terça a Sábado, 10h às 17h.
"[...] preservar e contribuir para o desenvolvi-mento da memória e da cultura escoteira do Brasil."
"[...] preservar e contribuir para o desenvolvimento da memória e da cultura escoteira do Brasil."

Fundado pelo Grupo Escoteiro São Pedro, o Centro Cultural do Movimento Escoteiro - CCME tem como missão resgatar, preservar e contribuir para o desenvolvimento da memória e da cultura escoteira do Brasil.

Para atingir seus objetivos o centro cultural busca constituir-se em veículo de comunicação dos princípios de moral, civismo e educação formulados por Baden-Powell, fundador do movimento.

O acervo sob sua guarda registra parte da história do Movimento Escoteiro no país, desde suas primeiras ações em 1910.

Espaço Cultural

Abriga o Museu do Escoteiro, o Centro de Documentação e Memorial Baden-Powell e uma biblioteca.

Dentre os objetos espostos estão vários lenços de grupos de escoteiros de todo o Brasil, modelos de uniformes de diferentes épocas, fotos, bandeiras e objetos diversos.

Na entrada do espaço destaca-se um painel de azulejos oferecido ao CCME pelo chefe do grupo de escoteiro de São Luiz do Maranhão. No painel estão retratados símbolos do escotismo, seus padroeiros e seus fundadores: Amélio de Azevedo Marques quem instituiu o Escotismo no Brasil e Baden-Powell, o fundador do escotismo mundial.

O centro disponibiliza exposições itinerantes a partir de seu acervo.

O Centro Cultural do Movimento Escoteiro funcionou provisoriamente, no primeiro ano de sua fundação, em 1985, na sede da União dos Escoteiros do Brasil, instalada em um prédio localizado no centro da cidade do Rio de Janeiro.

De 1986 até 1991, passou a ocupar algumas salas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no bairro de São Cristóvão; em 1992, mudou-se para o prédio da Capitania dos Portos, localizado na Praça XV, ali permanecendo  até 2001.

Em 2002 o CCME passou a ocupar sua atual sede, uma sala cedida pela Diretoria de Portos e Costa da Marinha do Brasil, no centro da cidade.

O Centro Cultural do Movimento Escoteiro, fundado em 08 de novembro de 1985, é uma associação cultural sem fins lucrativos.

O acervo, em construção, conta com objetos de uso dos escoteiros, uniformes de diferentes épocas, lenços de diversas partes do Brasil, bandeiras de diferentes grupos.

As fotos, algumas em exposição, estão sendo catalogadas.

CCME : Centro Cultural da Memória Escoteira
Site da instituição
BLOWER, Alm. Bernard David. História do escotismo Brasileiro. Centro Cultural do Movimento Escoteiro, Rio de Janeiro, 1994.

Última modificação em Quarta, 09 Junho 2021 14:32