Centro Cultural Maçônico do Supremo Conselho do Brasil

Telefone: (21) 2580-4647, 2589-8773 r. 236
comunicacao@ritoescoces.org
Horário: Segunda à sexta: 09h às 12h -13h às 16h30
"[...] marco no fortalecimento da identidade e dos valores maçons junto à sociedade contempo-rânea."
"[...] marco no fortalecimento da identidade e dos valores maçons junto à sociedade contemporânea."

O Centro Cultural Maçônico expõe sua cultura, enfocando a filosofia dos Graus Simbólicos e Filosóficos do Rito Escocês Antigo e Aceito, dando destaque à influência da Maçonaria na História do Brasil.

Há uma extensa pinacoteca e esculturas de grande diversidade estilística em todo o complexo arquitetônico; um espaço de entretenimento para apresentações de coral, orquestra, teatro e comemorações; uma sala de leitura denominada Dr. José Ramos Penedo, com restrição de acesso ao acervo maçônico; uma Câmara Ecumênica para palestras, seminários, amostra de produções áudio visuais.

Instituição filantrópica, educativa e progressista

A narrativa museológica procura reafirmar o retrato de uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista. Um marco no fortalecimento da identidade e dos valores maçons junto à sociedade contemporânea.

Destaca-se por possibilitar que o público profano (não maçom) possa visitar e conhecer os locais de ritualística maçônica como 7 Câmaras Filosóficas.

O Centro Cultural Maçônico está inserido no Complexo Arquitetônico do Supremo Conselho do Brasil, localizado em São Cristóvão desde 1977, onde o prédio mais antigo data do final do séc. XIX.

O Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o Rito Escocês Antigo e Aceito é uma instituição privada. Seu museu, inaugurado em 15/12/1995, passou a ser denominado Centro Cultural Maçônico, em janeiro de 2010, sob a Direção do Soberano Grande Comendador Enyr de Jesus da Costa e Silva.

O acervo em exposição é composto por uma série de objetos relacionados à história da maçonaria e sua simbologia tais como objetos cerimoniais maçônicos, insígnias, indumentária, paramentos maçônicos, mobiliário; coleções escultóricas e pictóricas de diversas temáticas e estilos; fotos, filmes, documentos, livros, canecas e pratos decorativos, miniaturas de naus e caravelas, e armaria.

Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para Rito Escocês Antigo e Aceito
Site da instituição

Circuito de museus do bairro de São Cristóvão, cidade do Rio de Janeiro - 2010

O vídeo registra o evento realizado durante a Semana de Museus, em maio de 2010, no bairro de São Cristóvão.

O público aguardava pelo embarque nos ônibus que faziam o circuito dos museus do bairro.

Circuito de museus do bairro de São Cristóvão, cidade do Rio de Janeiro

Visita ao Centro Cultural Maçônico do Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para Rito Escocês Antigo e Aceito.

CASTELLANI, José. O Supremo Conselho no Brasil: síntese de sua história, Rito Escocês Antigo e Aceito. Ed. Maçônica “A Trolha”. Londrina: 2000.

PROBER, Kurt. História do Supremo Conselho do Grau 33 do Brasil – Vol. 1 – 1832 a 1927. Livraria Kosmos Editora. Paquetá /RJ, 1981.

Última modificação em Quarta, 09 Junho 2021 14:35