Museu Casa de Benjamin Constant

Rua Monte Alegre, 255, Santa Teresa
mcbc@museus.org.br
Horário: De quarta a domingo de 13h às 17h. Visitas em grupo com agendamento.
fonte: Valter Gaudio.
"[...] preserva os aspectos das moradias típicas do bairro de Santa Teresa, em meados do século XIX."

O Museu Casa de Benjamin Constant foi criado com o propósito de reconstituir o ambiente familiar e o contexto sociocultural em que viveu uma das maiores figuras da história republicana brasileira.

Benjamin Constant Botelho de Magalhães foi militar, engenheiro, professor, estadista e diretor do antigo Imperial Instituto dos Meninos Cegos, fundado em 1854 por D. Pedro II. Após a proclamação da República, a escola para crianças com deficiência visual passou a se chamar, Instituto Benjamin Constant.

Como em uma volta no tempo e no espaço, o Museu Casa de Benjamin Constant preserva os aspectos das moradias típicas o bairro de Santa Teresa, dos meados do século XIX.

O museu abriga um acervo valioso ligado aos diversos aspectos da vida privada e pública de Benjamin Constant, um dos fundadores da República, representados nas pinturas, fotografias, esculturas, mobiliário, indumentária, medalhas, objetos pessoais, livros e documentos.

Centro de Documentação e Parque

O Museu Casa de Benjamin Constant possui um Centro de Documentação que reúne documentos privados e oficiais, fotografias e livros das coleções particulares da família de Benjamin Constant. Um arquivo singular, totalmente inventariado e aberto ao público e estudiosos de diversos temas.

A área verde de 10.500m², que circunda a casa, integra a Área de Proteção Ambiental – APA de Santa Teresa, desde 1985. O projeto paisagístico desenvolvido visou o favorecimento da utilização da área como um espaço de educação e lazer para os moradores e visitantes do bairro.

O Museu Casa de Benjamin Constant faz parte do Circuito Sítios Históricos da República, criado pelo Museu da República e pelo Museu Casa de Benjamin Constant. O circuito apresenta um recorte histórico e espacial dos locais e personalidades que integraram esta parte da história nacional.

A casa foi construída para ser residência de Antônio Moreira da Costa Santos, por volta de 1860. Alugada, em 1889, por Benjamin Constant, tornou-se a residência de sua família. Sofreu algumas reformas ao longo de sua existência.

Após o falecimento de Benjamin Constant, em 1891, o imóvel foi adquirido pelo Estado e deixado em usufruto à viúva Maria Joaquina e, com a morte desta, em usufruto de sua filha solteira Aracy.

Em abril de 1958, através do parecer de Calos Drummond de Andrade, o imóvel foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Com a morte de Aracy, em 1961, o bem tombado é devolvido a União e colocado sob a guarda do IPHAN.

O imóvel teve utilização diversa e somente em outubro de 1982 o Museu foi aberto ao público.

O Museu Casa de Benjamin Constant é uma instituição federal vinculada ao Instituto de Museus – IBRAM/MINC.

O museu foi criado, em 18 de outubro de 1982, pela então Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional / Fundação Pró-Memória.

Acervo Museológico:

O acervo museológico é constituído por objetos diversos, mobiliário, pinturas e esculturas encontrados na casa quando da sua devolução à União, em 1961, assim como por objetos pessoais doados pelos descendentes da família Benjamin Constant e, outros, adquiridos para auxiliar na ambientação da casa como acessórios de interiores e utensílios domésticos.

Acervo Arquivístico:

Os documentos que compõem o acervo cobrem um período de tempo contínuo, desde 1837, data de nascimento de Benjamin Constant, até 1990. Importante fonte de pesquisa sobre os temas: Proclamação da República, Políticas Educacionais no 2º Reinado, Governo Provisório, Positivismo, Revolução de 30, Militarismo no Brasil, Golpe de 64, Ensino Militar.

Acervo fotográfico:

O acervo, composto por retratos da família Benjamin Constant, de seus descendentes e amigos, destaca-se para o estudo dos processos fotográfico utilizados no Brasil, pois reúne uma coleção que vai desde daguerreótipos até as técnicas modernas.

Acervo Bibliográfico:

O acervo conta com coleções particulares da família Benjamin Constant. Dos 696 livros, periódicos e folhetos, 450 são obras raras do século XIX.

Museu Casa Benjamin Constant
Blog do museu

ALVES, Heloísa. Ribeiro, Mariana. (org). Rio de Janeiro em Mapas – Santa Teresa. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2005

LEMOS, Renato. (Org.) Cartas da Guerra: Benjamin Constant na Campanha do Paraguai. Rio de Janeiro: IPHAN; Museu Casa de Benjamin Constant, 1999.

DOCUMENTOS ELETRÔNICOS

PONTE, Antonio. Casas - Museu em Portugal. Mestrado de Museologia. Faculdade de Letras da Cidade do Porto. Portugal. Disponível em: <http://antonioponte.wordpress.com/tese/>  Acesso em: 20 jun. 2012.

Última modificação em Segunda, 07 Junho 2021 11:40