Museu de Arte do Rio - MAR

Horário: 3ª a domingo, de 10h às 17h / Entrada gratuita: terças-feiras
fonte: Raquel Medeiros
"Escola do Olhar."

Por meio de exposições de curta e longa duração, de natureza nacional e internacional, o museu procura unir as dimensões histórica e contemporânea da arte, ainda tendo uma dimensão educativa, representada pela Escola do Olhar.

MAR de sentidos

A Escola do Olhar desenvolve um Programa de Formação - cursos de curta e média duração que abordam o conhecimento de educadores sobre o fazer, pensar e apreciar arte, do qual faz parte: o MAR na Academia, dedicado ao público acadêmico; um Programa de Visitas, para ampliar a experiência de visitação de estudantes e demais participantes; e um Programa de Estágios, que pretende formar profissionais para trabalho com educação em museus.

Ainda conta com o Vizinhos do MAR, que visa estimular a participação e o envolvimento dos moradores do entorno do museu (Saúde, Gamboa e Santo Cristo). Pretende ser, portanto, um espaço de produção de sentidos, que deve ser apropriado por todos os seus visitantes.

O MAR aborda, assim, não só processos históricos, mas também as próprias transformações do espaço urbano. Essas transformações envolvem não somente os bens imóveis, como também a cultura e as pessoas da região e da cidade.

Museu de Arte do Rio
Site institucional