Museus da Capital

Rua dos Andradas, 96 10º andar - Centro
abf@abf.org.br
Horário: Segunda a sexta-feira – Das 14:30h as 18:00 h
"[...] referência para estudiosos e curiosos sobre o tema."

A Academia Brasileira de Literatura de Cordel tem como missão valorizar e preservar a memória da literatura de cordel, propiciando a reflexão e a formação de novos leitores.

Nascida da iniciativa de três cordelistas, é uma referência para estudiosos e curiosos sobre o tema. Seu corpo acadêmico é formado por quarenta cadeiras de membros efetivos.

Parte de seu acervo, originário do antigo Centro de Cultura São Saruê, centro de cultura nordestina, é constituído por cerca de treze mil folhetos e mil e trezentos títulos de temática da cultura popular, literatura de cordel, cultura nordestina e sertaneja.

Em 2009, a academia solicitou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional - IPHAN, a inscrição no Registro dos Livros dos Saberes da Literatura de Cordel como bem Imaterial do Brasil. O processo de instrução do Registro da Literatura de Cordel está em andamento.

A peleja em busca de uma sede

As primeiras reuniões do trio de cordelistas aconteceram em uma sala cedida. Vencido o prazo de cessão, as reuniões da ABLC passaram a acontecer em bares, restaurantes e lanchonetes.

Após a conquista de uma sede própria, em 1990, o espaço tem servido para as reuniões de seus membros, exposição e consulta do acervo.

Em 2011, a ABCL ganhou o edital lançado pela Superintendência de Museus da Secretaria de Estado do Rio de Janeiro para “Modernização e Preservação de Museus e Centros de Memória”. Um ano depois, a academia foi reconhecida como Centro de Memória.

O Museu de Farmácia Antônio Lago está localizado no prédio onde fica a sede da Associação Brasileira de Farmacêuticos - ABF, no centro da cidade do Rio de Janeiro.

No local também funciona a Biblioteca Rodolpho Albino, autor da primeira Farmacopéia Brasileira, um marco da literatura científica.

O Museu de Farmácia Antônio Lago pertence à Associação Brasileira de Farmacêuticos - ABF, instituição sem fins lucrativos, de caráter científico-profissional, criada em 1916.

O museu foi inaugurado, em janeiro de 1951, com o nome de Museu de Farmácia. Em 1955, ano da morte de seu fundador, passou a ter a denominação atual, em homenagem ao seu fundador, Antonio Lago.

Acervo Museológico:

O acervo museológico é composto por cerca de 450 objetos como potes de porcelana, almofarizes, balanças, capsuleiros, inaladores, apertadores de rolhas em vários formatos, destiladores, entre outros.

Destacam-se os originais manuscritos da Farmacopéia Brasileira, do farmacêutico Rodolpho Albino Dias da Silva e a obra Plantarun, exemplar que teria pertencido a Van Nehmont em 1630, mestre de Lineu, um dos responsáveis pela classificação botânica.

Associação Brasileira de Farmacêuticos
Site da instituição