Museu Militar Conde de Linhares - MMCL

Av. Pedro II, nº 383
Telefone: (21) 2589-9581, 2589-9734, 1589-1683
mmcl@fortedecopacabana.com
Horário: terça a domingo e feriados das 10 às 17hs.
"[...] história da formação, consolidação e modernização do Exército Brasileiro."

Instituição pública federal vinculada ao Ministério do Exército, o Museu Militar Conde de Linhares tem como missão a preservação, a salvaguarda e a disseminação da memória histórica do Exército Brasileiro.

Por meio de um circuito expositivo dividido em cinco segmentos o museu narra a a história da formação, consolidação e modernização do Exército Brasileiro.

O acervo diversificado documenta a evolução dos armamentos, meios de transportes, equipamentos de comunicação, instrumentos de saúde e indumentária militar usados pelas tropas brasileiras nos campos de batalha.

A memória dos combatentes é apresentada ao público por meio de objetos pessoais, condecorações, retratos, esculturas e fotografias.

O museu como Espaço Cultural

O Museu Militar Conde de Linhares investe na relação com a comunidade, oferecendo atividades culturais diversas:

Exposições de artes plásticas - mostras individuais e coletivas de artistas contemporâneos;

Projetos dedicados à música - 5ª na Quinta: Música no Museu; Banda no coreto e Encontro de corais.

Encontro de Veículos Antigos Nacionai -  reúne expositores de veículos antigos.

O prédio do museu foi construído originalmente, em 1921, para aquartelar a 1ª Companhia de Metralhadoras e depois a Companhia de Intendência. Depois, abrigou o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) e a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda C Bld) do Exército Brasileiro que ali permaneceu até 1996. Depois de reformado foi re-inaugurado como Museu Militar Conde de Linhares, em 12 de outubro de 1998, pelo Senhor Ministro do Exército – General do Exército Zenildo da Lucena.

O Museu Militar Conde de Linhares é uma instituição pública federal, subordinada ao Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), à Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHEx) e ao Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana.

O nome do museu foi uma homenagem a Dom Rodrigo de Souza Coutinho, Conde de Linhares, nobre que

O acervo do Museu Militar Conde de Linhares é oriundo do  Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, assim como de doações feitas por outras unidades militares. A única instituição civil com a qual o Museu Militar Conde de Linhares estabelece uma relação de empréstimo é com o Museu Histórico Nacional.

O destaque do acervo fica por conta dos objetos utilizados pelo Exército Brasileiro durante a Guerra do Paraguai; pela Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial; e pelas Forças de Paz da ONU, enviadas pelo Brasil a várias partes do mundo; além das inúmeras viaturas blindadas e canhões, expostos no pátio externo do edifício.

MMCL - MUSEU MILITAR CONDE DE LINHARES

MUSEU HISTÓRICO DO EXÉRCITO

BLIBLIEX - BIBLIOTECA DO EXÉRCITO

IGHMB - INSTITUTO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA MILITAR DO BRASIL

CLUBE DE VEÍCULOS MILITARES ANTIGOS DO RIO DE JANEIRO - CVMARJ
Mostra de veículos militares no museu

CARVALHO, José Murilo de. A Construção da ordem: A elite política imperial. Teatro de Sombras: A política imperial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CASTRO, Celso. Os militares e a república: Um estudo sobre a cultura e a ação política. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.

SODRÉ, Nelson Werneck. História militar do Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

DOCUMENTOS ELETRÔNICOS:

GOULARD, Aline Hamilton. As enfermeiras na FEB: As primeiras mulheres no exército brasileiro. 2010. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Aplicações Complementares às Ciências Militares) - Programa de Pós-Graduação da EsSEx, Escola de Saúde do Exército, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: Acesso em 26 nov. 2011.

MORAES, Moises Bastos de. A memória da Guerra e a Guerra pela memória. Sargentos da FEB e a Segunda Guerra Mundial. Revista de Trabalhos Acadêmicos, Niterói, Rio de Janeiro, Nº 01, 2010. Acesso em: 26 nov. 2011.

TEMPONE, VICTOR. O Brasil vai à guerra: A inserção brasileira em um conflito global. 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. Acesso em 27 nov. 2011.

TIBOLA, Ana Paula Lima. Entre a farda e o pince-nez: A influência da Academia Real na formação do exército brasileiro. Oficina do historiador, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, v. 1, n. 1, 2010. Acesso em: 27 nov. 2011.

ROSA, Alessandro dos Santos. A reintegração social dos ex-combatentes na Força Expedicionária Brasileira (1946-1988). 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Programa Pós–Graduação em História, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, 2010. Acesso em 27 nov. 2011.

Última modificação em Segunda, 07 Junho 2021 11:28