Paço Imperial – Centro Cultural do Iphan/MinC

diretoria@pacoimperial.org.br
Horário: terça a domingo – 12:00 às 18:00h
fonte: Paço Imperial
"[...] espaço no qual a memória histórica e cultural da cidade do Rio de Janeiro dialoga com a contempora-neidade [...]"
"[...] espaço no qual a memória histórica e cultural da cidade do Rio de Janeiro dialoga com a contemporaneidade [...]"

O Centro Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/ Ministério da Cultura (Iphan/MinC), é uma instituição voltada para a pesquisa e a produção de conteúdo e para o mapeamento, o incentivo e a difusão de manifestações artísticas e intelectuais.

Seu principal patrimônio, o prédio do Paço Imperial, é um espaço no qual a memória histórica e cultural da cidade do Rio de Janeiro dialoga com a contemporaneidade por meio de exposições de arte nacionais e internacionais e outras atividades.

Sua inauguração, em 1985, foi um presente para a cidade, que teve de volta um de seus mais representativos edifícios civis coloniais, construído em 1743, em frente ao antigo porto de chegada à cidade, hoje Praça Quinze de Novembro.

Belas linhas e espaços arquitetônicos restaurados mesclam-se com elementos contemporâneos, fazendo do lugar uma opção de fuga privilegiada ao caos da cidade, conjugando memória, arte, cultura e lazer.

Além dos espaços expositivos, a Biblioteca Paulo Santos abriga o acervo originário da coleção particular de Paulo Santos, historiador de arte, arquitetura e urbanismo.

Um pouco de história

Incorporando o Armazém Del Rey e a Casa da Moeda, o brigadeiro e engenheiro militar José Fernandes Pinto Alpoim, projetou a nova Casa dos Vice-Reis do Brasil, cujas feições se sobressaíam às dos sobrados existentes no Largo do Carmo.

Com a chegada da Corte Portuguesa, o prédio foi promovido a Paço Real, local de despacho e da tradicional cerimônia do Beija-mão do Rei D. João VI. Após a Independência do Brasil, passou a Paço Imperial, palco dos principais acontecimentos políticos e sociais da Corte, entre eles a aclamação de D. João VI, como soberano do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

Após a Proclamação da República, entrou em curso o apagamento dos símbolos imperiais e o prédio tornou-se, então, a sede da Agência Central dos Correios e Telégrafos (1929 a 1975).  Apesar de tombado em 1938 pelo antigo Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - SPHAN, o edifício foi entregue ao IPHAN, em 1980, semidestruído e descaracterizado.

Restaurado, recebeu tratamento multidisciplinar buscando a reabilitação das marcas do passado. Fragmentos e vestígios das construções foram surgindo, revelando as intervenções sofridas no interior do prédio. Alguns acréscimos foram eliminados, deixando a fachada mais aproximada à do tempo de Dom João VI.

Paço Imperial
Site da Instituição