Fundação Eva Klabin

Av. Epitácio Pessoa, 2480, Lagoa
Telefone: (21) 3202-8557 | (21) 3202-8558 | (21) 3202-8550
Horário: De 3ª a 6ª, das 14h às 18h.
fonte: Fundação Eva Klabin
"Anfitriã requintada, Eva recebia amigos e convidados em pequenos grupos para compatrilhar seu acervo."

A Fundação Eva Klabin abriga um dos mais importantes acervos de arte clássica dos museus brasileiros, coleção reunida por Eva Klabin (1903-1991), idealizadora e instituidora da fundação que leva seu nome.

A casa-museu, sua residência por mais de 30 anos, é seu melhor retrato. Dona de uma personalidade requintada e amante das artes, Eva Klabin legou à cidade do Rio de Janeiro um precioso acervo, cuja variedade possibilita diferentes formas de classificação.

Disposto pelos ambientes segundo o gosto da própria colecionadora, o acervo chega a mais de duas mil peças representativas de um arco temporal que se estende do Egito Antigo ao Impressionismo, entre pinturas, esculturas, mobiliário e objetos de arte decorativa.

Desde sua aberta ao público pelo então ministro da Cultura, Francisco Weffort, em agosto de 1995, a Fundação Eva Klabin conta com uma programação cultural variada que abrange visitas guiadas pelos diversos ambientes da casa-museu, exposições, concertos, filmes, cursos e conferências, tornando-se referência na vida cultural da cidade.

Um dos destaques, o Projeto Respiração, com curadoria de Marcio Doctors, propõe a criação de “pontes” que permitam um diálogo entre acervo clássico e a arte contemporânea por meio de intervenções feitas por artistas convidados.

A casa de Eva e seu legado

A casa em estilo normando, uma das primeiras residências do então recém-urbanizado balneário, a Lagoa Rodrigo de Freitas, data de 1931. No início dos anos 60, uma grande reforma adaptou-a para receber a coleção que crescia.

Anfitriã requintada, Eva recebia amigos e convidados em pequenos grupos para compartilhar seu acervo. Dentre eles personalidades de grande expressão nacional e internacional, entre as quais o ex-presidente Juscelino Kubitschek, o israelense Shimon Peres e os norte-americanos David Rockfeller e Henry Kissinger, ex-secretário de Estado.

Sem herdeiros, uma ideia era uma constante, criar uma instituição que perpetuasse a sua obra e guardasse sua coleção, a qual deveria ser compartilhada com o público. O que foi concretizado a partir da década de 1980, quando um grupo de profissionais começou a inventariar e a pesquisar o acervo, assim sendo tomadas as medidas legais para a criação de sua fundação e da casa-museu e seu rico acervo.

Site Institucional
evaklabin.org.br