Instituto Cultural Cravo Albin - ICCA

icca3@iccacultural.com.br
Horário: 2ª a 6ª das 11h às 18h
fonte: Museus do Rio
"[...] tem como missão receber, organizar e preservar acervos culturais ligados à Música Popular Brasileira."

O Instituto Cultural Cravo Albin para Pesquisa e Fomento das Fontes da Música Popular Brasileira, o ICCA, tem como missão receber, organizar e preservar os acervos culturais ligados à Música Popular Brasileira.

O acervo original, doado por ocasião da inauguração do instituto, vem sendo ampliado ao longo dos anos.

Dentre os destaques estão a sanfona de Luiz Gonzaga, o chocalho de prata de Pixinguinha com parte da letra de carinhoso gravada, violões de Erivelto Martins e Cartola, o sapato da Carmen Miranda, além de algumas coleções de obras raras de Pixinguinha.

Espaço expositivo

Exposições temporárias sobre artistas da MPB e uma réplica dos estúdios da Rádio Nacional com som ambiente, momento no qual o visitante é conduzido a uma volta à época de ouro do rádio pelas vozes consagradas da MPB.

O ICCA presta serviço de consultoria e pesquisa em Música Popular Brasileira, além de avaliação de acervos, tratamento e restauro; organização de cursos e treinamento na área.

O Instituto de Cultura Cravo Albin funciona em um sobrado com cerca de 3.000m² de área, utilizado para a instalação da reserva técnica, a exposição de acervo, as atividades culturais, a área administrativa e a biblioteca.

O Instituto Cultural Cravo Albin para Pesquisa e Fomento das Fontes da Música Popular Brasileira é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 24 de janeiro de 2001.

Idealizado por Ricardo Cravo Albin, musicólogo brasileiro, pesquisador da Música Popular Brasileira, o instituto teve o respaldo de personalidade como Affonso Arinos de Mello e Franco, Martinho da Vila, dentre outros.

A sede e o acervo inicial do instituto foram doados por Cravo Albin.

Acervo Museológico

Indumentária, instrumentos musicais, documentos textuais; troféus; medalhas; mobiliário; pinturas; esculturas.

Acervo Arquivístico:

Fotografias; recortes de jornais e de periódicos; capas de vinis; roteiros e programas de rádio e de televisão; roteiros de espetáculos musicais; arquivo fonográfico e visual. Do inventário geral do acervo já foram tratados cerca de 15000 discos de vinis. Há vários discos, livros e outras doações que ainda não foram catalogadas.

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Instituto Cultural Cravo Albin, 2002.

----------. De Chiquinha Gonzaga a Paulinho da Viola. Rio de Janeiro: Instituto Cultural Cravo Albin, 1976.

----------. Da necessidade do fazer popular. Rio de Janeiro: Instituto Cultural Cravo Albin, 1978.

----------. MPB – A história de um século. MEC/FUNARTE, 1997.

---------- (org). MPB: a alma do Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Cultural Cravo Albin, 2010.

Última modificação em Quarta, 09 Junho 2021 01:15