Instituto Moreira Salles

Rua Marquês de São Vicente, 476 - Gávea
Telefone: (21)3284-7400 / (21)3206-2500 / (21)3284-7421 (educativo)
ims@ims.com.br
Horário: 3ª a 6ª feira, das 11h às 20h – Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
"[...] estímulo ao relacionamento com obras de arte e a integração com os espaços e o acervo do IMS, visando ao desenvolvi-mento da sensibilidade, observação crítica e pensamento reflexivo [...]"
"[...] estímulo ao relacionamento com obras de arte e a integração com os espaços e o acervo do IMS, visando ao desenvolvimento da sensibilidade, observação crítica e pensamento reflexivo [...]"

O Instituto Moreira Salles (IMS), fundado pelo embaixador e banqueiro Walther Moreira Salles (1912-2001), em 1992, tem por finalidade exclusiva a promoção e o desenvolvimento de programas culturais. Dispõe de centros culturais no Rio de Janeiro, São Paulo e Poços de Caldas.

A unidade do Rio ocupa a antiga residência de seu fundador, uma propriedade com mais de 10 mil m², com projeto de Olavo Redig de Campos (1906-1984), paisagismo e painéis de azulejos de Roberto Burle Marx (1909-1994). No espaço promove exposições, palestras, shows, ciclos de cinema e eventos.

O IMS atua na área editorial publicando livros, catálogos de arte e periódicos. Priorizando a pesquisa, seu acervo pode ser consultado de forma presencial ou mediante consultas on-line, em seu site.

Coleções, publicações e pesquisa

O IMS tem sob sua guarda um importante acervo fotográfico com cerca de 550 mil fotografias; o acervo musical conta com 25 mil gravações digitalizadas de nomes como Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Garoto, Francisco Alves e Elizeth Cardoso; o acervo bibliográfico, com 400 mil títulos, como Mario Quintana, Érico Veríssimo e Clarice Lispector; o acervo de artes visuais é reunido em uma pinacoteca com mais de três mil obras, priorizando a iconografia brasileira.

Dessa coleção, fazem parte obras de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Victor Brecheret, entre outros.

Última modificação em Quarta, 09 Junho 2021 14:49