Museu da Rocinha – Sankofa – Memória e História

centroludico@bol.com.br
Horário: Agendar
fonte:
"[...] local de memória dentro da favela legitimando o que é importante a partir do ponto de vista do morador, historicamente excluídos."

O Museu da Rocinha – Sankofa – Memória e História é um modelo de museu comunitário fundamentado na relação entre o espaço, o tempo e a memória, atuando diretamente entre os grupos sociais que ali vivem.

Ponto de Memória reconhecido pelo Programa Pontos de Memória/Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), em 2011, nasceu da iniciativa de moradores da Rocinha com o intuito de ser um espaço de contestação e de reflexão sobre a história do processo de ocupação local.

Visa consolidar-se como um local de memória dentro da favela, legitimando  o que é importante a partir do ponto de vista do morador, historicamente excluídos.

Um museu itinerante

O Museu da Rocinha é um museu itinerante que percorre os becos e ruas da favela, expondo um acervo composto por fotos, documentos, objetos e filmes sobre a história e o cotidiano da favela.

Essa metodologia, uma relação direta entre a prática museológica e a prática social, faz com que os moradores compartilhem suas memórias através de depoimentos ou doação de objetos ao museu, cujo acervo está em contínua construção.

O Museu da Rocinha - Sankofa – Memória e História é um museu itinerante e não possui sede própria.

A ideia de manter a memória e a história da Rocinha viva remota aos anos 70 com a criação de um grupo, formado inicialmente por sete moradores. Nos anos 90 há a tentativa de se criar o Núcleo de Memória e História. O Núcleo não foi adiante porem reascendeu a preocupação para o direito da Memória e História da comunidade.

O grupo pró-museu da Rocinha surgiu em 2008 após a realização do Fórum Cultural da Rocinha, em 2007, que contou com a participação de diversos representantes de instituições e atores locais.

Em 2011 o grupo pró-museu da Rocinha foi considerado pelo Programa Pontos de Memória/Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) como Ponto de Memória.

O acervo, em construção, possui objetos, fotos e filmes que retratam o cotidiano dos moradores da Rocinha e a história da ocupação da favela.

Latas d’água que remetem ao tempo em que era preciso percorrer quilômetros a pé para matar a sede, modelos de brinquedos que passaram de geração para geração, como pipas e carrinhos de rolimã, maquete do modelo de barraco de pau a pique, predominante nos anos 40.

Atualmente parte de seu acervo e equipamento fica em uma sala no prédio da Região Administrativa da Rocinha.  Outra parte do acervo, que reúne coleções de entrevistas/histórias de vida, fotografias, recortes de jornais, folhetos, desenhos, cartas e manuscritos, jornais comunitários, mapas, projetos de instituições públicas, relatórios técnicos, notas sobre as reuniões do movimento para a reorganização da FAFERJ - Federação das Associações de Favela do Rio de Janeiro e da Pastoral  pertence LABOEP-UFF.

Blog oficial do Museu
museudarocinha.blogspot.com.br/

Programa Pontos de Memória
www.museus.gov.br/programa-pontos-de-memoria/

SILVA, Fernando Ermiro da. (org). Contos da Rocinha: Memória Feminina em Três Tempos. Rio de Janeiro, Redondeza Contos, 2012.

DOCUMENTOS ELETRÔNICOS:

FILHO, Silvio de Almeida Carvalho. A favela da Rocinha: a memória de velhos e velhas na luta contra a vulnerabilidade social (1930-1993). Disponível em: http://www.rj.anpuh.org/resources/rj/Anais/2006/conferencias/Silvio%20de%20Almeida%20Carvalho%20Filho.pdf

Última modificação em Quarta, 09 Junho 2021 01:09