Museu das Telecomunicações – Oi Futuro

Rua Dois de Dezembro, 63
No link: http://www.oifuturo.org.br/contato/
Horário: Museu das Telecomunicações: 3ª a Dom, das 11 às 17h / Centro Cultural: 3ª a Dom, das 11 às 20h
fonte: Museu das Telecomunicações.
"[...] espaço interativo, onde o público é ao mesmo tempo o ator e o espectador da história da comunicação humana [...]"

O Museu das Telecomunicações é uma das duas unidades do instituto Oi Futuro, cujos centros culturais desenvolvem e apoiam projetos ligados às áreas de Cultura, Educação e Sustentabilidade, oferecendo uma programação variada.

O museu foi concebido como um espaço interativo, onde o público é ao mesmo o ator e o espectador da história da comunicação humana, aventura que interliga passado, presente e futuro.

Inovador, seu projeto inspira-se no universo do Hipertexto, em que camadas de informações vão sendo reveladas na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons cujo acesso se dá através de hiperlinks.

As salas de exposições temporárias ampliam o tema das telecomunicações trazendo ao público mostras de arte contemporânea que dialogam com as novas tecnologias da comunicação.

No Centro de Documentação e Pesquisa do museu, o Arquivo Histórico tem como destaque as imagens das antigas estações telefônicas registradas pelas lentes de Augusto Malta, assim como as publicações que ajudam a traçar o painel da expansão da telefonia no Brasil a partir de 1905.

Na Midiateca, grande parte do acervo documental e iconográfico do antigo Museu do Telephone está digitaliza e disponível à pesquisa.

Centro Cultural Oi Futuro Flamengo

Aberto ao público em maio de 2005, o Centro Cultural Oi Futuro Flamengo ocupa o antigo endereço onde funcionou por muitos anos o Museu do Telephone, mesmo endereço da antiga Estação Telefônica Beira-Mar, inaugurada em 1918.

O prédio atual de linhas arrojadas, um projeto premiado em concurso nacional promovido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil – RJ, dispõe de galerias expositivas flexíveis, o auditório multiuso apresenta uma programação diversificada com espetáculos teatrais, shows musicais e palestras.

Além disso, uma biblioteca high tech, a Biblio-Tec especializada em arte e tecnologia disponibiliza a consulta gratuita de livros, jornais e revistas em uma descontraída sala para leitura e estudo.

Um cibercafé completa os serviços do centro cultural, oferecendo um espaço para alimentação e descanso que conta, ainda, com um terraço anexo.

O Centro Cultural Oi Futuro Flamengo, inaugurado em 2005, está sediado no edifício que abrigou a sede da Estação Telephonica Beira-Mar, inaugurada em 1918.

O edifício, inteiramente reformado, apresenta um espaço de contraposição entre a porção antiga, que mantém características originais, e a porção nova, que traz a feição contemporânea da instituição.

A trajetória do centro cultural Oi Futuro Flamengo teve origem no antigo Museu do Telephone, uma instituição criada entre as décadas de 1970 e 1980, época em que a prestação de serviços telefônicos no Brasil ainda era pública.

Com a privatização do setor de telecomunicações brasileiro, o Museu foi incorporado à Empresa de Telecomunicações Telemar.  Neste momento a diretoria do museu percebeu que era preciso atualizá-lo e inseri-lo no importante cenário museológico que se conformava internacionalmente.

Novos conceitos e objetivos , assim como um novo projeto arquitetônico, foram os responsáveis pela construção do centro cultural que conhecemos hoje: o Oi Futuro Flamengo.

O acervo da instituição é apresentado ao público no Museu das Telecomunicações, um espaço que ocupa o 6º nível do edifício do Oi Futuro Flamengo.

Composto por fotos, documentos, móveis, câmeras fotográficas, aparelhos telefônicos, e outros equipamentos de telecomunicação, o acervo pertencia originalmente à Companhia Telephonica Brasileira.

Além das peças físicas, no entanto, o Museu das Telecomunicações apresenta um rico conteúdo audiovisual que contextualiza as peças e contribui para o caráter interativo e dinâmico da exposição. Esses conteúdos digitais, juntamente com os dispositivos tecnológicos, permitem ainda que o pequeno espaço físico do Museu reserve, ao visitante, aproximadamente 6 horas de visitação.

OI Futuro
Instituto de Responsabilidade Social da Oi
Oi Futuro
Flamengo

Revista Vitruvius
Museu das telecomunicações - Rio de Janeiro

Sobre o consurso público para o projeto do edifício OI Futuro - Rio.

ALVES, Giovana Cruz. Arquitetura, linguagem e percepção em museus e centros culturais contemporâneos: polissemias no Oi Futuro Flamengo. Dissertação de Mestrado. PROARQ / FAU / UFRJ, 2013.

COSTA, Shirley Fioretti (Org.). Oi Futuro: arte // tecnologia: livro documental sobre a restauração e adaptação do antigo Museu do Telefone. Rio de Janeiro: Oi Futuro: Seluloid Comunicação por Conteúdo, 2012.

Fotos: Museu das Telecomunicações

Última modificação em Quarta, 09 Junho 2021 01:08