Museu de Folclore Edison Carneiro (CNFCP)

Rua do Catete, 179
Telefone: (21) 2285-0891, 2285-2545
difusão.folclore@iphan.gov.br
Horário: 3ª a 6ª, das 11h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h
fonte: Acervo do Museu de Folclore Edison Carneiro (CNFCP)
"[...] há mais de 40 anos executando programas e projetos voltados para o pensamento crítico referente aos campos do folclore e da cultura popular."

O Museu de Folclore Edison Carneiro, criado em 1968, é parte integrante do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), uma instituição pública federal surgida a partir da mobilização de intelectuais e folcloristas e herdeira da Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro.

O museu promove ações que buscam, por meio da pesquisa e da documentação, conhecer as diversas expressões do fazer popular e seus contextos, acompanhando as constantes transformações por que passam, bem como apoiando e difundindo os processos culturais, propondo e conduzindo ações para sua valorização e difusão.

Suas atividades produziram um acervo museológico de mais de 13 mil objetos, 130 mil documentos bibliográficos e cerca de 70 mil documentos audiovisuais.

Instalado em quatro prédios, dos quais três integram o conjunto arquitetônico do Palácio do Catete, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o CNFCP compreende o Museu de Folclore Edison Carneiro, a Sala do Artista Popular, a Galeria Mestre Vitalino, a Biblioteca Amadeu Amaral, especializada em folclore e cultura popular e que mantém o Arquivo Sonoro-Visual.

A pesquisa etnográfica e o museu

O CNFCP vem, há mais de 40 anos, executando programas e projetos voltados para o pensamento crítico referente aos campos do folclore e da cultura popular.

Tendo como carro-chefe o museu e trabalhando em várias linhas de atuação, baseia suas atividades na pesquisa etnográfica, cujos resultados estão contidos nos mais de 100 catálogos de mostras na Sala do Artista Popular, nos muitos folders de exposições na Galeria Mestre Vitalino, na permanente atualização da mostra de longa duração do Museu, na edição de livros, vídeos, discos e CDs, nos projetos educativos e nos acervos sonoro e visual da instituição.

É uma instituição comprometida com a formulação e a aplicação de políticas públicas para atuação do estado na área do folclore e da cultura popular, além de um espaço privilegiado para a produção do conhecimento científico.

Última modificação em Quarta, 09 Junho 2021 01:07