Museu da Vida

Campus da Fundação Oswaldo Cruz, Av. Brasil, 4.365 CEP: 21040-360
museudavida@fiocruz.br
Horário: 3ª a 6ª, das 9h às 16h30, (mediante agendamento); Aos sábados (visitação livre), das 10h às 16h Entrada franca
fonte: Museu da Vida
"[...] o museu surge como polo de lazer aliado à cultura e à educação sobre temas ligados a ciências, saúde e tecnologia, de forma lúdica e criativa."

O Museu da Vida, instituição vinculada à Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), é um espaço de integração entre ciência, cultura e sociedade, onde o tema em destaque é a vida como objeto do conhecimento, da saúde e da intervenção do homem.

Situado no campus da Fiocruz – uma imensa área verde em meio a uma região densamente habitada por comunidades carentes e com um grande número de escolas públicas –, o museu surge como polo de lazer aliado à cultura e à educação sobre temas ligados a ciências, saúde e tecnologia, de forma lúdica e criativa.

O museu mantém sob sua guarda um acervo com cerca de 2.100 itens, entre os quais estão objetos pessoais de pesquisadores do antigo Instituto Oswaldo Cruz e da atual fundação, além de material de laboratório e de precisão, material relacionado à produção de medicamentos e vacinas, equipamentos médicos, entre outros itens.

Parque da Ciência

Com cerca de 2.400 metros quadrados de área aberta e uma parte coberta para atividades complementares, no parque o visitante pode entender como funciona o olho humano, pode escalar uma célula gigante, gerar luz sem energia elétrica.

Passado presente no Pavilhão Mourisco

Uma visita guiada ao Pavilhão Mourisco leva o visitante a um passeio pelo Rio de Janeiro do início do século XX, época de sua construção. O visitante pode ainda descobrir os detalhes do contexto das transformações na saúde pública do Brasil, em um dos episódios mais marcantes, a Revolta da Vacina; contemplar sua arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe do Castelo; conhecer a mostra entomológica que reúne insetos da coleção de Ângelo Moreira da Costa Lima, importante pesquisador brasileiro que trabalhou com Oswaldo Cruz no combate à febre amarela.

Projetos de divulgação científica e da saúde

O Projeto Ciência Móvel - Vida e Saúde para todos funciona como um museu itinerante que viaja em um caminhão, levando exposições, jogos, equipamentos interativos, multimídias, oficinas e outras atividades para municípios da região Sudeste do Brasil, cujo tema central é a vida e sua diversidade; a intervenção do homem sobre o meio ambiente.

Para Professores

O Serviço de Educação em Ciências e Saúde (Seducs) oferece uma série de atividades e eventos afim de subsidiar a dimensão educativa das diferentes áreas de visitação que compõem o museu, promovendo o trabalho educativo em colaboração com as escolas.

As instalações do Museu da Vida encontram-se espalhadas pelo Campus Manguinhos da Fiocruz perfazendo no total 35 mil m2. Seus espaços de visitação ocupam dois prédios históricos tombados (Cavalariça e Castelo Mourisco), áreas internas, um espaço para apresentação de peças e outros eventos (Tenda da Ciência) e uma área de atendimento externa.

Nestes espaços estão distribuídas as exposições permanentes como a Biodescoberta, o Centro de Recepção, o Ciência em Cena, o Parque da Ciência e o Passado e Presente, além de duas salas de exposições temporárias.

O Museu da Vida, criado em 1999, faz parte da Casa de Oswaldo Cruz, uma das unidades da Fundação Oswaldo Cruz, vinculada ao Ministério da Saúde.

A ideia de criação de um museu de ciências esteve presente desde os primórdios do Instituto Oswaldo Cruz quando, ainda no início do século XX, Oswaldo Cruz idealizou o Castelo Mourisco.

A proposta de criação do Museu da Vida, elaborada no início da década de noventa, incorporou as experiências acumuladas pela Casa de Oswaldo Cruz no que tange à história e à preservação da memória e patrimônio material da ciência e da saúde e à emergência de propostas de popularização e educação em ciências.

Acervo Museológico:

O acervo museológico é composto por cerca de 2.100 itens, com ênfase na história institucional da Fiocruz, abrangendo o período compreendido entre meados do século XIX e a atualidade. Entre as peças do acervo, estão instrumentos e equipamentos de laboratório, materiais e maquinário utilizados na produção de medicamentos e vacinas, instrumentos médicos, mobiliário, indumentária, objetos pessoais de cientistas da instituição e uma pinacoteca.

Acervo Bibliográfico:

A Biblioteca de Educação e Divulgação Científica do Museu da Vida possui um acervo de aproximadamente 4.500 itens, nacionais e estrangeiros, nas áreas de divulgação científica, educação, museologia, ciências da vida, saúde e literatura infanto-juvenil. Sua coleção infanto-juvenil tem o objetivo de divulgar a ciência junto ao público visitante do Museu, por meio de atividades de incentivo à leitura que articulem literatura com temas da ciência e da saúde.

A biblioteca oferece ainda sala de vídeo para exibição de sua coleção de filmes, animações e documentários educativos sobre ciências, meio ambiente e saúde, podendo ser utilizada, mediante agendamento.

Seu acervo pode ser acessado online.

Fotos: Museu da Vida

Última modificação em Segunda, 07 Junho 2021 12:01