Museus da Região Centro-Sul

Telefone: (24) 2485-2274 / 4877
smece@pmmp.rj.gov.br
Horário: 3ª a 6ª, de 12h às 17h ; Sábados, domingos e feriados, 9h às 14h

"O Museu é dedicado ao 'Rei da Voz', frequentador da cidade de Miguel Pereira."

Francisco Alves começou sua carreira em 1918 e seu primeiro sucesso foi a marcha carnavalesca "O Pé de Anjo", do compositor Sinhô. Devido a sua voz firme e potente, era conhecido como o 'Rei da Voz'. Compôs com Orestes Barbosa algumas obras-primas da canção brasileira: "Meu Companheiro", A Mulher que Ficou na Taça", "Dona da Minha Vontade", "Por Teu Amor".

Miguel Pereira é muito procurado por veranistas devido ao seu clima ameno, considerado o 3º melhor do mundo. O cantor Francisco Alves se refugiou na cidade em busca de tranquilidade e deste clima agradável.

Discos, partituras, microfones, roupas, instumentos musicais e ampla iconografia do artista, reunidos no Museu Francisco Alves, contam a trajetória do cantor, que costumava frequentar Miguel Pereira.

O Museu Francisco Alves, localizado no Jardim Municipal Francisco Andreiolo, foi criado em 19 de maio de 1974.

Homenagem ao cantor Francisco Alves, que passou grande parte de sua vida na cidade.

O acervo constitui-se de objetos de uso pessoal do cantor, móveis que lhe pertenceram, microfones, fotografias, recortes de jornais, cartas, roupas, além de vários discos mostrando a trajetória de sua vida artística. Uma das peças mais curiosas é a velha máquina de escrever, com tipos maiores, assim confeccionada pelo fato do cantor não enxergar bem e se negar a usar óculos. O seu violão, peça de valor sentimental, está exposto em lugar de destaque.

O acervo conta, ainda, com farta documentação de sua vida e da música popular brasileira na década de 40, época de ouro do rádio no Brasil.

O BRASIL NASCEU CANSADO? ENTRE O LOUVOR E O HORROR AO TRABALHO NA MÚSICA POPULAR (ANOS 1930/1940) - Adalberto Paranhos
www.catalao.ufg.br/historia/revistaopsis/...

Dicinário Cravo Albin da Música Popular Brasileira (Francisco Alves)
www.dicionariompb.com.br/francisco-alves/bibliografia-critica