Museus da Região Costa Verde

Museu das Conchas

Mangaratiba, RJ
museudasconchas@ig.com.br
Horário: A coleção do museu encontra-se depositada no Museu Histórico de Mangaratiba.
"[...] um exemplar proveniente da Grande Barreira de Corais (Austrália) nos impressiona com seus 157 quilos [...]"

Diversidade

O Museu das Conchas, localizado no município de Mangaratiba, nos encanta com a diversidade de peças expostas, resultado de anos de pesquisa e de muito trabalho do colecionador e mantenedor do museu Carlos Bernardo Servolino, Doutor Carlitos.

Peças como um exemplar proveniente da Grande Barreira de Corais (Austrália) nos impressionam com seus 157 quilos distribuídos por 1 metro de comprimento, 70 de largura e 50 cm de altura.

Destacam-se ainda conchas provenientes da América Central que nos evidenciam a diversidade existente na coleção exposta.

Sem informações.

O Museu das Conchas foi fundado em 1970 por Carlos Bernardo Servolino.

O acervo conta com algo em torno de 1.200 espécies de conchas de diversos países.

Além disso, possui uma biblioteca com aproximadamente 400 livros de malacologia.

Histórico da Malacologia no Brasil - Luiz Ricardo L. Simone
www.biologia.ucr.ac.cr/rbt/attachments/suppls/sup51-3%20malacol/09-Simone-Hist%C3%B3rico-139-147.pdf

Sociedade Brasileira de Malacologia
www.sbma.uerj.br

Conquiliologistas do Brasil
www.conchasbrasil.org.br

OLIVEIRA, Maury Pinto de. & OLIVEIRA, Maria Helena Rodrigues de. Dicionário conquílio malacológido. 1ª ed. Editado pelo autor. Juiz de Fora. Edufjf. 1974.

OLIVEIRA, Maury Pinto de. & ALMEIDA, Marcelo Nocelle de. Malacologia. Juiz de Fora. 2000.

Última modificação em Quinta, 03 Junho 2021 20:12