Museus da Região Costa Verde

Angra dos Reis, RJ
Largo da Lapa, Rua Dr. Bastos, s/nº - Centro
cultuar.dc@angra.rj.gov.br
Horário: De 3ª feira à Domingo, das 10h às 12h e das 13h30 às 17h.
"[...] misto de templo sagrado e espaço cultural."

O Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis, sediado nas dependências da Igreja de Nossa Senhora da Lapa e Boa Morte é considerado o mais importante do estado em matéria de arte sacra. Seu acervo, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, reúne cerca de dois mil itens distribuídos em coleções de imaginária, prataria e indumentária que datam entre os séculos XVII ao início do século XX.

Este acervo é oriundo das irmandades já extintas do Santíssimo Sacramento, de Nossa Senhora do Rosário, de São Miguel e Almas e de Nossa Senhora da Conceição; das igrejas localizadas na Ilha Grande, Mambucaba, Ariró, Bracuí, Ribeira e Jacuecanga, assim como do culto doméstico muito particular que fez surgir algumas imagens de cunho popular tradicional na região.

Desde então, todo ano é realizada no museu uma exposição temática diferente com o fim de fazer circular o importante acervo sob a fiscalização do IPHAN e manutenção do município.

Criado em 1992, o museu é um misto de templo sagrado e espaço cultural.

Mantendo a tradição do culto a Nossa Senhora da Lapa e Boa Morte, o museu é usado pela comunidade católica no mês de agosto, com missas, procissões e outras celebrações que comemoram o dogma da Assunção, como prevê o acordo firmado entre a Prefeitura e a Mitra Diocesana de Itaguaí que cedeu a igreja para abrigar o importante acervo sob a guarda do museu.

Tradição dos festejos

A história da devoção a Nossa Senhora da Lapa e Nossa Senhora da Boa Morte remonta à primitiva capela erguida, em 1752, por Baltazar Mendes de Araújo em homenagem a Nossa Senhora da Lapa. Já a devoção a Nossa Senhora da Boa Morte só teve início no século XIX, quando a irmandade, originária do Convento do Carmo até o século anterior, passou a prestar sua devoção no local.

Embora o dia de comemoração a Nossa Senhora da Boa Morte seja em 15 de agosto, em Angra os festejos as duas santas ocorrem tradicionalmente no dia de Nossa Senhora da Lapa, 14 de agosto.

A Igreja de Nossa Senhora da Lapa e Boa Morte foi construída, em 1752, por promessa de Baltazar Mendes de Araújo, sendo adaptada para abrigar o Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis, inaugurado em 1992.

Tombada em 1954 pelo antigo Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - SPHAN, com inscrição no Livro de Belas Artes, é constituída por nave e capela-mor ladeadas, à direita, por sacristia coberta pelo prolongamento da água do telhado e, à esquerda, por uma sineira com acesso por escada coberta, paralela à lateral da igreja. Na frontaria principal, sobre a cimalha, o frontão vazado. Um dos destaques na igreja está na pintura original do altar-mor.

Dono de um dos mais representativos acervos deste segmento na América Latina, o Museu de Arte Sacra possui aproximadamente 2.000 (duas mil) peças que datam do século XVII ao início do século XX, entre pratarias, indumentárias e imagens.

Muitos objetos sacros que compõem este acervo pertenceram às irmandades já extintas do Santíssimo Sacramento, de Nossa Senhora do Rosário, de São Miguel e Almas e de Nossa Senhora da Conceição.

Os ex-votos ofertados à Padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição complementam a riqueza deste acervo que, reunindo todo este importante legado, oferece à comunidade angrense e aos turistas belíssimas exposições que permitem grandes reflexões da história da Igreja Católica, do brilhantismo das obras de valor religioso e artístico e a riqueza de um passado que ainda reflete em nosso presente.

Site da Fundação de Cultura de Angra dos Reis (Cultuar)
www.cultuar.angra.rj.gov.br

A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), e da Fundação de Cultura de Angra dos Reis (Cultuar), informa que todos os eventos do calendário turístico e cultural 2012 da cidade, a partir do dia 28 de maio, estão adiados, sem data marcada, até segunda ordem, conforme pronunciamento oficial do prefeito Tuca Jordão, realizado na manhã de terça-feira, 22, devido à queda de arrecadação do município.

Site do Iphan
www.iphan.gov.br

Com informações sobre o tombamento da Igreja de Nossa Senhora da Lapa e Boa Morte.

Revista de História da Biblioteca Nacional
www.revistadehistoria.com.br

Guilherme Pereira das Neves - Milagres do cotidiano na vivência religiosa dos habitantes de Angra dos Reis, os ex-votos pintados da região sugerem uma linha muito tênue entre o sagrado e o profano.

Site do Iphan
www.iphan.gov.br

Imagem antiga da Igreja.

OS EX-VOTOS PINTADOS: UMA PRÁTICA VOTIVA POPULAR?
www.rj.anpuh.org/resources/rj/Anais/1998/autor/Guilherme Pereira das Neves.doc

Guilherme Pereira das Neves.

MATTOS, Maria Emília. Ex-votos. In: Catálogo da Exposição da Ordem Franciscana. Angra dos Reis: Museu de Arte Sacra, 1994.

PESSÔA, José. Milagres: os ex-votos de Angra dos Reis. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2001.

Última modificação em Quinta, 03 Junho 2021 20:11