Museus da Região Médio Paraíba

R. Luiz Almeida Pinto, 44. Centro - Cep. 27655-000
contato@conservatoria.tur.br
Horário:
"Seresta, paixão e vontade de preservar a memória destes homens"

O Museu foi criado em homenagem ao grande seresteiro Silvio Caldas, aos cantores Nelson Gonçalves e Gilberto Alves e ao compositor Guilherme de Brito pela paixão do carioca Wolney Porto que adotou Conservatória como sua cidade.

Seresta, paixão e vontade de zelar pela memória destes homens, motivaram a manutenção do Museu Silvio Caldas, Gilberto Alves, Nelson Gonçalves e Guilherme Brito, ainda que com poucos recursos financeiros e de pessoal.

O acervo foi doado por Mirian Caldas (Esposa de Silvio Caldas), Margarete (Filha de Nelson Gonçalves) e Cecília (amiga de Gilberto Alves). O Guilherme de Brito é o único Museu feito para alguém ainda em vida.

Como cenas de teatro

No Museu pensado como cenas de teatro, encontramos biografias e objetos destes homens e nos integramos com o espírito seresteiro que paira sobre a região de Conservatória.

O Museu foi criado em 27 de fevereiro de 2000, pela motivação do senhor Wolney Porto, em parceria com a Prefeitura de Valença e a Secretaria de Turismo e Cultura.

Objetos, reportagens, fotos e roupas dos cantores Sílvio Caldas, Nelson Gonçalves, Gilberto Alves e Guilherme de Brito.

Radiomania: Transformações e inovações na década de trinta - Tereza Cristina Tesse
www.adtevento.com.br/intercom/2007/resumos/R0738-2.pdf

Conservatoria.tur.br
www.conservatoria.tur.br/php/index.php/o-que-fazer/arte-e-cultura/museu-silvio-caldas

TINHORÃO, J. R. História social da música popular brasileira. São Paulo: Editora 34, 1998.

Última modificação em Quinta, 03 Junho 2021 20:10