Museus da Região Metropolitana

Niterói, RJ
Praia de Itaipu, s/nº Itaipu
mai@iphan.gov.br
Horário: 3ª a 6ª, das 10h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. Visitas orientadas: 2ª a 6ª, das 9h às 17h.
"[...] cercado pelo mar, montanha e a duna Grande, o museu está situado no complexo do Parque Estadual da Serra da Tiririca [...]"

O Museu de Arqueologia - Socioambiental de Itaipu está sediado nos remanescentes do antigo Recolhimento de Mulheres de Santa Teresa, fundado no início do século XVIII.

O espaço expositivo funciona na antiga capela do recolhimento com uma museografia que narra 8.000 mil anos de história da região.

Seu acervo é composto por artefatos produzidos por povos que habitaram o litoral fluminense antes da chegada dos portugueses, em 1500. São artefatos líticos e ósseos, concreções, matéria corante, ocre, restos ósseos humanos e remanescentes de fauna, além de blocos testemunhos do Sambaqui de Camboinhas.

Museu e Comunidade

O Museu de Arqueologia de Itaipu foi criado a partir da demanda da comunidade de pescadores local, ainda em meados do século XX, que reconheciam a importância do prédio histórico e do processo de tombamento, tornando-se agentes de valorização do patrimônio.

Cercado pelo mar, montanha e a duna Grande, o museu está situado no complexo do Parque Estadual da Serra da Tiririca, ao lado da colônia de pescadores e em frente a uma das praias mais visitadas na região. A ação antrópica traz impactos algumas vezes negativos para a região, motivando o museu a criar ações educativas de cunho socioambiental e de apropriação do espaço pela comunidade.

O Museu de Arqueologia de Itaipu foi criado em 1975 nas ruínas do Recolhimento de Mulheres de Santa Teresa, construído em meados do século XVIII. As paredes do prédio são produzidas a partir de uma técnica indígena que mistura conchas dos sambaquis, pedras e óleo de baleia. A galeria de exposição funciona na antiga capela do Recolhimento.

O MAI é uma instituição federal vinculada ao Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM. Surgida a partir da motivação da própria comunidade de pescadores que pediu o tombamento do prédio, ainda nos anos 1940, processo concluído em 1955.

• Achados do antigo Recolhimento de Mulheres;
  • Achados arqueológicos de Hildo de Mello Ribeiro;
  • Coleção de Blocos-Testemunhos retirados da pesquisa de salvamento de Camboinhas e canoa de Jequitibá utilizada pela comunidade.
IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus
www.museus.gov.br/ibram/pag/revista_detalhe.asp?cn=2

RIBEIRO, Diego Lemos. A Ciência da Informação em ação: Um estudo sobre os fluxos de Informação no Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI). Niterói: UFF, 2007. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2007.

SPHAN. Arqueologia: Reaberto o Museu de Itaipu, em Niterói (RJ). In: Boletim datado de novembro/dezembro de 1982.

NAJJAR, Rosana P. M. Museu Arqueológico de Itaipu: uma experiência de preservação. Comunicação apresentada no 40 ciclo de palestras sobre Técnicas de Conservação do Patrimônio Cultural, Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, setembro de 1997.

Última modificação em Quinta, 03 Junho 2021 19:13