Museus da Região Serrana

Rua do Encanto, 22 – Centro
Telefone: (24) 2247-5222 | (24) 2247-3158
casasantosdumont@petropolis.rj.gov.br
Horário: De 3ª a domingo, das 9h30m às 17h. Visita guiada.

"'A Encantada', erguida na rua do Encantado [...] símbolo de uma personalidade inventiva, amante das formas geométricas, avessa à complicação, à cerimônia e ao fausto."

O Museu Casa de Santos Dumont preserva e divulga a memória do pai da aviação brasileira, gênio da engenharia que revolucionou o mundo.

“A Encantada”, erguida na Rua do Encantado, antigo Morro do Encanto, assim batizada por seu criador é símbolo de uma personalidade inventiva, amante das formas geométricas, avessa à complicação, à cerimônia e ao fausto.

Bem Tombado em 14 de julho de1952, a casa foi projetada por Santos Dumont para sua residência de verão na cidade.

O interesse público em sua preservação vincula-se ao reconhecimento dos feitos memoráveis de seu criador e ao grau de representatividade de seu projeto, testemunho da busca constante por soluções simples e criativas, aliadas a um forte sentimento de brasilidade.

Casa Encantada - Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

O olhar do visitante logo percebe a lógica criativa que guiou a construção da casa, como a curiosa escada íngreme de degraus cortados em forma de raquete para facilitar os movimentos; os móveis projetados como extensão da madeira utilizada nas paredes, a qual Santos Dumont mandou vir de Cabangu, Minas Gerais, sua terra natal; o famoso chuveiro feito com um balde perfurado, dividido ao meio para água quente e fria.

A estrutura da casa, no entanto, impõe limites à acessibilidade necessária a seu uso enquanto espaço museológico. O Centro Cultural 14 Bis, anexo ao museu, disponibilizará maquete tátil, DVD em libras e catálogo em braile para que portadores de necessidades especiais possam, enfim, ter acesso às informações sobre o projeto de Santos Dumont para sua “Encantada”.

Construída em terreno íngreme na forma de um chalé alpino francês, a casa foi projetada em peça única com três andares e um terraço. No primeiro andar, ou térreo, há um porão que servia de oficina e laboratório; no segundo, a sala ampla destinava-se às refeições, à biblioteca e ao estúdio; o acesso ao quarto de dormir e ao banheiro era feito por uma escada quase vertical; uma porta lateral abria-se para uma ponte com acesso ao alto do terreno no nível do telhado, feito em folha de flandres, onde havia um mirante para observações astronômicas. Sem cozinha, as refeições eram feitas em um hotel vizinho.

Com projeto de Santos Dumont, a casa foi construída, em 1918, pelo engenheiro Eduardo Pederneiras. Devido a sua localização, seu criador batizou-a de “A Encantada”.

Curiosidades inventivas da construção

A cama, um colchão colocado sobre cômoda espaçosa com muitos gavetões; o chuveiro com aquecimento a álcool, feito com um balde perfurado dividido ao meio, com entradas para água fria e quente, cuja temperatura é dosada com auxilio de duas correntes; os móveis da casa são extensão da madeira utilizada nas paredes; as escadas íngremes com  degraus em forma de raquete facilitam os movimentos de subida e descida; o acesso ao observatório astronômico no telhado de flandres é feito por escada de degraus fixados a uma única viga central, o corrimão de cabos de aço.
Foi na Encantada que Santos Dumont escreveu um de seus dois livros, a obra intitulada O que eu vi e o que nós veremos.

Após sua morte, em 23 de julho de 1932, seus sobrinhos e herdeiros doaram à Prefeitura de Petrópolis, em 6 de novembro de 1936, a “Encantada” e o prédio dos fundos, com a condição de que ali fosse instalada uma instituição que perpetuasse a memória do inventor. Em 21 de março de 1943, por ocasião do centenário da cidade, o prefeito Márcio Alves inaugurou o Museu Casa de Santos-Dumont, em cerimônia presidida pelo Ministro da Aeronáutica, Salgado Filho.

A casa e o acervo pertencentes a Santos Dumont foram inscritos no Livro do Tombo Histórico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN em 14/07/ 1952.

O Museu Casa de Santos Dumont é vinculado à Fundação Petrópolis de Cultura, Esportes e Lazer. Recebe, aproximadamente, nove mil pessoas por mês, sendo o segundo museu mais visitado da cidade.

Dentre os objetos encontram-se:

• a planta original da Casa, feita Eduardo Pederneiras, amigo do aviador;
  • um de seus clássicos chapéus com as abas moles, voltadas para baixo;
  • cartas escritas por Santos Dumont;
  • a bandeira do Brasil que ele costumava hastear no terceiro andar da casa para indicar sua presença;
  • um telefone de magneto com linha nº 111, conforme a lista telefônica de 1918;
  • uma luminária original da casa.
Museu de Santos Dumont
Casa natal

Biografia de Santos Dumont, sua Casa natal e a Fundação Casa de Cabangu.

Prefeitura Municipal de Petrópolis

Projeto para a construção do Centro Cultural 14 Bis

Museu Casa Santos Dumont - Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis

Outra Globalização
Blog

Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação brasileira foi o nono nome gravado no livro dos heróis da pátria, guardado no Panteão da Pátria, em Brasília.

A Maravilhosa Vida de Santos Dumont, por Luis Pagano
A memória de Santos Dumont

A memória de Santos Dumont.

HOFFMAN, Paul. Asas da loucura. São Paulo: Editora Objetiva, 2003.

SANTOS DUMONT, Alberto. O que eu vi o que nós veremos. São Paulo, 1918.

JORGE, Fernando. As lutas a glória e o martírio de Santos Dumont. Rio de Janeiro: McGraw-Hill do Brasil, 1977.

Última modificação em Sexta, 18 Junho 2021 19:07